Ódio Sagrado

Dr. Michael LaitmanPergunta: Parece que a ação exigida do ser criado no diálogo com o Criador é apenas uma oração.

Resposta: Neste estado nós alcançamos um verdadeiro clamor, não apenas uma oração. Isto é quão fortemente sentimos a necessidade ardente da remoção da ocultação, e existem dois estados aqui.

No primeiro estado eu descubro como odeio a ocultação, da minha perspectiva pessoal e egoísta. Eu realmente odeio esta ocultação e só quero e espero que ela desapareça, se decomponha e deixe de existir. Não há nenhuma alegria maior para mim do que descobrir que ela desapareceu, queimou e foi destruída.

Este estado destina-se a ensinar-me e mostrar-me a medida plena do meu ódio contra a ocultação. Agora eu preciso chegar a isso, embora eu, de repente, perca o interesse, mas a odeio só porque a removendo eu agrado o Criador.

Será que eu posso alcançar o mesmo ódio ardente pela ocultação porque ela está no meu caminho de agradar o Criador? Eu já tenho algo para comparar, meu ódio pessoal e egoísta. Agora eu preciso aplicar a mesma impressão no que se refere ao Criador: será que eu posso odiar tanto este obstáculo, embora não seja um obstáculo para mim, mas para Ele, porque não me deixa agradá-Lo? Certamente não é para receber uma recompensa, mas para doar.

Da Preparação para Lição Diária de Cabalá 17/03/14