O Que É Um Nome?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é um nome?

Resposta: Um nome é como chamamos certo fenômeno da forma mais apropriada. Existe a Luz e o vaso, dois fatores que são revelados um pelo outro, e sua aparência comum leva à expressão chamada “nome”. Nós não sabemos o que é a Luz; nós não a entendemos ou sentimos. Nós só sentimos a ação do vaso que é oposto a sua natureza: o vaso, o desejo de receber, é subitamente revelado na forma de um desejo de doar, e assim nós vemos a doação acima da recepção.

Estas duas forças opostas criam certa forma ao se conectar de certa maneira, a qual é chamada de nome. A forma em si é o nome, embora em nosso mundo, na minha mente, no meu computador, o nome já esteja escrito de uma forma diferente de acordo com o meu software, de acordo com os meus códigos. A forma em si é realmente o nome do estado que é criado pela cooperação mútua entre a Luz e o vaso.

O nome é em relação àqueles que recebem, o que significa que eu tenho que me adaptar a certo fenômeno de uma determinada maneira e, em seguida, de acordo com a forma que está adaptada ao fenômeno, eu chamo o fenômeno pelo nome. Eu não sei o nome do fenômeno geral, mas posso chamar parte dele de acordo com o meu vaso, de acordo com o meu nome. Portanto, quando eu digo algo sobre alguém, não estou falando de mim ou dele, mas da extensão da minha realização disso.

Nós devemos levar isso em conta. Nós nunca aprendemos o fenômeno em si, mas apenas no que diz respeito à pessoa que o alcança. Então, quando eu alcanço alguma coisa, eu não digo que é algo específico, mas que eu alcanço o fenômeno porque a minha realização é sempre de acordo com os meus vasos, de acordo com a equivalência de forma com uma parte do fenômeno geral que não é familiar para mim.

Nós existimos num universo, mas agora começamos a alcançar que existem infinitos outros universos. Nós, no entanto, alcançamos apenas parte dele e o chamamos de universo. Assim, o nome nunca é o fenômeno em si, mas apenas a parte que eu alcanço.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/03/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente