O Humilde Atributo De Doação

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Ki Tissa), 34:29: E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho… Trata-se da descida de Moisés de volta à Malchut. Tendo recebido a Luz e o poder para trabalhar com o desejo egoísta, com o ser criado, ele desce a fim de iniciar a sua correção.

A Torá, “Êxodo” (Ki Tissa), 34:29: …Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, já que ele tinha falado com Ele. Moisés não sentia que estava cheio da Luz de Hochma que ilumina em Hassadim. Uma pessoa não sente o nível em que se encontra porque ela vive nele e só pode senti-lo quando sobe ou desce em relação a um determinado ambiente. Assim como um bebê que pode crescer e se tornar o filho de um rei ou o filho de um pobre, mas que ainda não percebe seu estado. A pessoa também mede o seu nível só em comparação com outros.

Assim, Moisés não sente que adquiriu o nível de Bina. A questão é que quando uma pessoa desce do nível de Bina para transmitir a Luz superior ao inferior, ela não sente que o que ela traz para eles é um fardo pesado, como o seu imenso ganho pessoal, porque ela faz isso para eles.

Isto significa que o AHP emerge de Bina apenas a fim de dar ao inferior. Assim, a pessoa sente que está no atributo de doação, mas não se sente até que ponto este atributo é revelado nela na forma de dar fisicamente a Luz que provém dela ao inferior. Está abaixo do seu nível, já que ela está no nível de Bina, que se caracteriza por “Eu não tenho nada e não preciso de nada”.

Mas quando ela começa a descer para transmitir tudo ao povo, ela toma consigo tanto quanto eles precisam, mas ela não está incluída neste pacote. O atributo de Bina anula o orgulho; há completa auto-anulação, e assim a pessoa não sente o seu estado.

A Torá, “Êxodo” (Ki Tissa), 34:30: Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar perto dele. O brilho é a iluminação que só pode ser recebida no atributo de doação. Mas ele repele as pessoas de Moisés, porque elas ainda não têm esse atributo.

Elas não podem se assemelhar a ele e, assim, se afastam dele, porque ainda não têm meios de correção. Isto é o que acontece hoje. Nós temos que mudar, mas como e no quê?

Agora nós já começamos a perceber que se continuarmos a nos tratar de forma egoísta, não vamos sobreviver. Mas como podemos mudar e será que isso é possível? A sabedoria da Cabalá responde a esta pergunta, porque é o método de atração da Luz da correção.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 30/09/13

Comente