O Criador Não Muda, Nós Mudamos

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Ki Tissa), 34:8-11: E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou e disse: Senhor, se agora tenho achado graça aos Teus olhos, vá agora o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz (obstinado); porém perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado, e toma-nos por Tua herança. Então o Senhor disse: Eis que Eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo. Guarda o que eu Te ordeno hoje; eis que eu lançarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus.

O Criador é uma lei, um atributo ideal e absoluto que não muda e é revelado à pessoa em todos os níveis de uma forma totalmente diferente. No nível anterior Ele disse: “Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo de dura cerviz (obstinado), e eu poderia destruí-los no caminho”. E no próximo nível Ele disse: “Eu estou pronto para levá-los à frente”. Tudo depende do nível em que a pessoa se encontra. O Criador não muda, nós somos os únicos que mudam.

Portanto, as palavras: “…farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma”, significa que “Eu já posso estar entre vocês no atributo que vocês adquiriram agora, e executar determinadas ações em vocês”.

No nível seguinte há uma outra descida ao ego, a fim de revelá-lo e mais uma vez pedir e ativar o atributo de Moisés dentro de nós. É o mesmo em todos os níveis. Tudo é organizado com precisão, uma vez que esta é a única maneira da correção de cada parte ter lugar.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/09/13