O Caminho De Uma Mulher

Dr. Michael LaitmanPergunta: E se eu avanço mais rapidamente do que a minha mulher?

Resposta: Essa é uma atitude errada. O avanço dos homens e das mulheres são diferentes em natureza e estilo, e a comparação é inadequada aqui. O que uma mulher faz na criação não é o mesmo que o homem.

Às vezes, homens e mulheres podem encontrar uma linguagem comum, mas como regra geral, eles são incapazes de fazê-lo. Comece a ler qualquer artigo ou ouvir uma lição e você vai ver que ela pensa diferente de você, como se estivesse se dirigindo ao assunto de uma perspectiva diferente. No final, as mulheres chegam aos mesmos detalhes de percepção, mas o caminho e a análise de homens e mulheres são muito diferentes.

Homens e mulheres podem discutir questões comuns, mas quando se trata de detalhes, você precisa levar em consideração o seu nível atual.

Pergunta: Eu vejo que as nossas impressões se complementam a partir de lados diferentes. Mas, ao mesmo tempo, minha esposa tem que gastar um monte de tempo e esforço com o nosso filho.

Resposta: Esta é a correção das mulheres. As mulheres cuidam dos seus filhos e às vezes parece que isso é feito à custa de sua autocorreção. No entanto, é exatamente assim que as mulheres avançam, e o dever de uma mulher é ser mãe.

Algumas se perguntam, “talvez eu não deveria ter filhos e deveria me dedicar completamente ao estudo, disseminação e correção?” Não. As mulheres devem corrigir suas almas ao cuidar de seus filhos, ao estar junto com eles, e conforme o tempo e o desejo que permanecem depois disso.

Se a mulher tem a oportunidade de se casar e ter filhos, ela deve fazê-lo. As mulheres devem cuidar dos filhos, mesmo que pareça que sem filhos elas poderiam ter feito muito mais e avançado muito mais longe em seu caminho espiritual. Ela poderia, mas esse não é o caminho de correção de uma mulher.

Pergunta: As mulheres com filhos deveriam se comparar com aquelas sem filhos que têm mais tempo para estudar e disseminar?

Resposta: Não. Se uma mulher com filhos participa no estudo ou quaisquer outras atividades, na medida em que pode, ela produz uma correção muitas vezes maior do que a de uma mulher que “se abstém” de ter filhos, porque ela quer se envolver na Cabalá. Esse tipo de “abstinência” não ajuda.

Nós simplesmente não percebemos que este mundo é construído de acordo com a espiritualidade. Se nós trazemos centelhas de espiritualidade para esta vida, nós chegamos mais perto da correção. A pessoa não pode subir ao próximo nível espiritual se não estabeleceu uma base para este nível neste mundo. É por isso que nós temos que casar, ter filhos, e seguir em frente desde lá.

Seria ótimo se todos os meus alunos estivessem desconectados dos cuidados deste mundo e se dedicassem à espiritualidade. Imagine: todos estudam e disseminam. Mas, pelo contrário, eles se casam e as mulheres são quase que imediatamente cortadas do processo e os homens são obrigados a sustentar suas famílias e a resolver problemas sem fim, juntamente com seus cônjuges.

Isso é exatamente o que significa a correção. Não podemos esconder esse fato. Mais tarde, você vai entender que esta é a melhor maneira de fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível.

Por outro lado, aqueles que evitam o casamento rejeitam a possibilidade de correção. Isso se aplica a homens e mulheres. Portanto, se há uma possibilidade, você deve começar uma família e carregar o fardo.

De qualquer forma, uma família é preferível a qualquer outra coisa, porque é uma parte básica da correção do mundo. Não é por acaso que hoje o mundo se depara com o colapso da estrutura familiar; esta situação precede a correção básica.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/02/14, Escritos do Baal HaSulam