O Aviso De Nossos Sábios

Baal HaSulam, “Introdução ao Livro Panim Meirot uMasbirot”, Item 3: sabe-se que a força benéfica e a força prejudicial andam de mãos dadas. Em outras palavras, tanto quanto algo pode beneficiar, do mesmo modo, pode prejudicar. Assim, uma vez que a força de uma pessoa é maior do que todas as bestas e animais de todos os tempos, sua força prejudicial também suplanta todos eles.

Assim, ao tempo em que a pessoa é digna de merecer o seu grau, em uma forma que use a sua força só para fazer o bem, ela necessita de um olhar atento, assim ela não irá adquirir grandes quantidades de nível humano, que é sabedoria e ciência.

Por esta razão, os primeiros sábios esconderam a sabedoria das massas, por medo de tomar discípulos inconvenientes, que usariam a força da sabedoria para prejudicar e causar danos. Estes iriam quebrar e destruir toda a população com a sua luxúria e selvageria bestial, usando os grandes poderes do homem.

Se for dado à humanidade muito poder, em comparação à sua mente, isto se torna perigoso. É como uma criança que cresce até dois metros de altura e pesa 200 quilos, mas permanece mentalmente subdesenvolvida e, portanto, ela poderia executar ações perigosas.

É o mesmo com a humanidade que recebeu bombas nucleares e está armada com imensas quantidades dos mais modernos armamentos. As armas são, hoje, as mais comuns, as mais populares, e as mais rentáveis mercadorias.

No entanto, infelizmente, o cérebro humano está aquém do avanço tecnológico. Nossos líderes estão cada vez mais superficiais e mal sabem alguma coisa sobre este mundo e onde ele está indo. O problema é que nós usamos tecnologia avançada para desenvolver ferramentas que só fortalecem o nosso ego, o desejo egoísta de receber, ao invés de enfraquecê-lo. Então, nós nos conduzimos para uma posição em que temos armado o nosso ego, a tal ponto, que não sabemos como nos livrar dele agora, e este é um problema real.

É por isso que nossos sábios advertiram que a sabedoria não pode ser revelada a qualquer um, porque as pessoas podem usá-la para prejudicar os outros. Portanto, eles esconderam a sabedoria das massas. No entanto, hoje, as coisas mudaram, e qualquer um pode ir para uma universidade e estudar qualquer coisa e, em seguida, usar o conhecimento de acordo com seu desejo egoísta. Hoje você pode navegar na Internet e encontrar instruções para a construção, por si mesmo, de uma bomba nuclear. Você pode aprender a fazer qualquer coisa.

Mas era diferente quando se tratava da sabedoria da Cabalá. Cabalístas não se permitiam abrir a sabedoria da Cabalá e esperavam até que as pessoas começassem a se desesperar do progresso egoísta neste mundo. Só então, é que se tornava possível transmitir esta sabedoria para elas, e só assim isto poderia ajudá-las a realizar a correção. Caso contrário, é impossível usá-la.

É impossível usá-la para prejudicar a si mesmo e para prejudicar os outros. Existe uma condição para a sabedoria segundo a qual você não pode usar seus poderes, a menos que adquira uma Masach (tela) e a Luz de Retorno, vasos de doação, o amor dos outros, e conexão com os outros. Você não tem esses recursos, mas se você os tem, e os usa de forma errada, esses poderes desaparecerão imediatamente.

[129529]

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala de 9/3/14, Escritos de Baal HaSulam

 

Comente