Na Sombra Do Criador

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Vayakhel), 35:30-35:34: Depois disse Moisés aos filhos de Israel: “Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, e para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã”.

Bezalel é o atributo que entende como reunir todas as partes separadas da alma e torná-las partes que estão conectadas corretamente: onde colar, tecer, cortar, conectar e combiná-las. É o trabalho de um escultor.

Hoje, a humanidade está num estado de terrível contradição e é antagonicamente controlada num sistema rígido. É impossível trazê-la de volta a zero e começar a corrigi-la de lá, como uma máquina que funciona mal e que você para e começa a se aprofundar, verificando suas partes separadas, desmontando e remontando.

Afinal de contas, o sistema da humanidade está constantemente trabalhando e em constante mudança! Na medida em que a humanidade muda, nós temos que constantemente perceber que mudança nós podemos fazer durante o seu movimento errado, a fim de corrigi-la gradualmente. No entanto, ela sempre rejeita isso.

Você pode imaginar o que aconteceria se nós começássemos a fazer algo com a humanidade agora, com o sistema bancário, os políticos, a infraestrutura da pedagogia e da educação, com os problemas de diferentes religiões e crenças, com tudo o que existe na sociedade? Se fizéssemos alguma coisa em algum lugar, os outros imediatamente gostariam de colocar tudo de volta no caminho egoísta.

Portanto, nós devemos abordar este sistema quando compreendemos como podemos começar a fazer alguma coisa com ele, porque ele continua avançando egoisticamente. Como podemos fazer mudanças nele para que o ego não consiga controlar e usá-los para seu próprio bem, e as pequenas correções que fazemos no sistema consigam mudar o ego, ainda que ele controle todo o sistema?

Esta é uma abordagem totalmente nova! Como podemos avançar nessa direção, mesmo se você recebesse a oportunidade? Mas ninguém lhe dá essa oportunidade. Afinal, você não é um rei e nem o Criador deste mundo! Basta entender que ele deve ser alterado de alguma forma, mas como?

Portanto, nós temos uma propriedade chamada ‘Bezalel’ (baa-El, propósito), que significa “na sombra do Criador”, quando uma pessoa quer o Criador para o trabalho e que ela deveria ser Sua sombra. É realmente por isso que ela segue o Criador, para que Ele possa criar, tecer e colar corretamente todas as partes da alma geral. É autoanulação total e plena adaptação com a sombra do Criador. É como se o Criador operasse dentro de uma pessoa, tornando seu coração sábio.

Em outras palavras, é graças à autoanulação, convergência e adesão com o Criador que a pessoa pode começar a mudar o mundo e criar o centro corrigido do mundo em torno do qual tudo o mais é construído.

Assim, através da fusão no centro do grupo, nós descobrimos o atributo de Bezalel lá, pelo qual podemos continuar a agir enchendo gradualmente o vaso coletivo geral que criamos até que a iluminação, o Criador, seja revelado nele.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 07/10/13