História Ilustrada

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Ki Tissa), 34:29-34:30: E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho, e ele não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, já que ele tinha falado com Ele. Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar perto dele.

A história viva da Torá é expressa por meio de imagens e assim nós podemos pensar que a Torá é a fonte dos desenho de ícones e figuras com uma auréola. Mas, na verdade, ícones entraram em uso como um meio de dizer às pessoas ignorantes o que não pode ser expresso por escrito, pois as pessoas eram analfabetas. Assim, o conteúdo da Torá foi transmitido oralmente e expresso em imagens.

As imagens são símbolos convencionais originais, cada uma transmitindo um evento específico, como a “vida do sagrado”. Este é o lugar onde todos os ícones e do qual tudo o que nós chamamos de “imagens dos santos” derivam. No geral, é um meio de transmissão de informações, já que naquela época não havia outros meios, mas desenhos.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 30/09/13

Comente