Encolher O “Eu” E Expandir O “Nós”

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se leis claras e absolutas estão agindo num sistema, como uma pessoa pode desequilibrar o sistema? A menos que ela se encontre fora da natureza?

Resposta: Todo o sistema está conectado e funciona de acordo com leis absolutas. Mas neste sistema integral existe uma camada única que começa a crescer, e se chama “homem”.

Esta camada tem a capacidade de sacudir o sistema, de desequilibrá-lo e cada vez restaurar o equilíbrio e, novamente, desequilibrá-lo ainda mais e restaurá-lo para um maior equilíbrio. Para esta camada chamada “homem” há constantemente tais possibilidades. Afinal, esta é a forma como esta camada adquire um sentimento e inteligência de todo o sistema, por desequilibrá-lo e restaurá-lo, uma e outra vez.

Certamente essa camada não faz isso com seus próprios poderes: O sistema perde o equilíbrio através de um programa único para essa camada chamada “homem”. Há poderes únicos e fórmulas que desequilibram o sistema com relação aos seres humanos. O mundo superior não é alterado, apenas a sua imagem em relação a nós, no que diz respeito à bolha em que nos encontramos, as mudanças.

Isto é feito para que nos familiarizemos com o sistema e exijamos que ele volte ao equilíbrio. Através da nossa conscientização da falta de equilíbrio e exigindo que ele volte a um estado de equilíbrio, nós adquirimos inteligência e emoção, nos familiarizamos com o programa geral de todo o sistema. Então, nós começamos a encolher e expandir, a inspirar e expirar, e, desta forma, nos familiarizamos com o sistema.

Pergunta: Então, a pessoa tem liberdade de escolha ou não?

Resposta: A liberdade de escolha da pessoa está em se reunir com pessoas como ela neste sistema e, juntas, exigir equilíbrio, querer voltar o sistema ao equilíbrio. Esta é a liberdade exclusiva de uma pessoa. Isso ocorre apenas através do trabalho em grupo com pessoas como ela. Ela pode expandir gradualmente a camada e incluir toda a humanidade, conectando-se com eles e exigindo equilíbrio e harmonia. Esta demanda é chamada de oração ou elevar MAN.

Nós devemos nos esforçar por mudança. Na medida em que você se equilibrar com o sistema, você vai começar a senti-lo. Na medida em que você pode reduzir o seu “eu”, desta forma você se expande e estende o “nós”, e nessa área você vai sentir o equilíbrio e a harmonia de todas as forças que estão trabalhando lá na verdadeira natureza. Só então você será capaz de entender o que está acontecendo.

Não há alegria maior do que a resolução de dificuldades. Precisamente por sua inclusão num estado de equilíbrio e harmonia onde tudo é equilibrado, a Luz vem de cima e preenche todos os Kelim, e isso produz a verdadeira alegria.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 21/03/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente