Disposto A Pagar Qualquer Preço

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que acontece quando uma pessoa consegue se anular?

Resposta: Ela sente que já está num nível mais elevado da sua conexão com o superior, com aquele a quem ela se anulou. Esta é uma questão de equivalência de forma. Um nível mais alto é um atributo superior.

Agora eu tenho um determinado atributo de recepção ou doação que retrata o mundo para mim. Quando eu me anulo em relação ao superior, eu sinto a mim mesmo e o mundo, ou seja, a parte interna e externa dos meus atributos, de uma forma mais sublime. Portanto, eu sinto que estou num mundo diferente.

Pergunta: Portanto, verifica-se que a auto anulação é simplesmente impossível e insuportável para uma pessoa.

Resposta: Nós não conseguimos nos anular e realizar qualquer ação espiritual. Mas nós temos que estar convencidos de que somos impotentes, e assim estaremos prontos para uma oração. Nosso objetivo é fazer o que pudermos, pagar qualquer preço, fazer o que estiver em nosso poder, e ver que nada ajuda. Então, vamos gritar e esticar as mãos ao Criador.

Pergunta: Se tudo está predeterminado, por que eu não posso economizar tempo e pular esta fase intermediária?

Resposta: Mas como você pode se voltar ao Criador? A oração é um desejo real em resposta ao qual você recebe a Luz perfeita. O seu pedido também deve ser perfeito e, assim, ele vai atrair a Luz perfeita. Na verdade, é com isso que se preocupa todo o período de preparação. Alcançar o pedido perfeito pode levar uma década. Então você já tem tudo: você recebe a Luz que Reforma e tem um novo atributo, o primeiro estado espiritual.

Então você avança para o segundo estado, para o terceiro… mas todos os estados seguintes não são tão corpóreos. É como os períodos geológicos na evolução da Terra que durou bilhões de anos; houve a evolução dos animais que durou um bilhão de anos e das plantas que levou a metade de um bilhão de anos, mas a evolução do macaco, e do homem que evoluiu a partir dele, levou apenas 100 a 200.000 anos, enquanto a evolução da humanidade tem apenas 50.000 anos.

O tempo de desenvolvimento reduz exponencialmente, como numa escala logarítmica. O mesmo ocorre com o período de nossa preparação para o trabalho espiritual, que é a mais longa e desgastante. As outras fases são muito mais curtas. Nós também nos desenvolvemos em nossa tecnologia, passando de aparelhos de corrente contínua para aparelhos de corrente alternada, e agora estamos trabalhando em altas frequências com lasers.

Pergunta: Como uma pessoa pode se apegar a esse processo que esgota todos os seus poderes?

Resposta: Nós só podemos contar com a ajuda do Criador e da sorte. Sorte significa apegar-se ao grupo, ao professor, ao estudo, à programação diária, como se você estivesse num exército, onde tudo é como um relógio: você se levanta, vai à aula, da lição você vai ao trabalho, e o dia inteiro é de acordo com este relógio. Isso é chamado de trabalho de Deus.

Afinal, só no fim da correção você será capaz de se livrar do seu desejo de desfrutar e até então você tem que trabalhar. Se você elevar a importância da meta à altura certa, você sempre vai se sentir exultante. Se você amaldiçoar o Criador que lhe deu um trabalho tão duro, isso não vai acabar bem. Você vai sofrer toda a sua vida, torturar a si e o seu ambiente, e não vai chegar a nada.

Você deve pelo menos continuar a sua participação no grupo, mesmo passivamente, como se diz: “Qualquer coisa, exceto sair”. No final, você vai mudar, quer você queira ou não; a influência do ambiente terá seu efeito. Nós devemos entender que o nosso estado é perfeitamente organizado de modo que vamos mudar, e não há nada mais que possamos fazer nesta vida.

Nós temos que aderir permanentemente ao grupo. Se você estiver incorporado nele, você vai sentir que o grupo é um estado ideal: que ele é alto, forte, e que você sempre pode receber poderes dele e se aderir a ele como um bebê se adere à sua mãe.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 14/02/14