Como Podemos Despertar O Criador?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como pode o inferior apressar o seu próprio desenvolvimento e obrigar o superior a agir constantemente sobre ele?

Resposta: Por um lado, tudo o que acontece com o inferior vem do superior, uma vez que se diz, “Eu sou o primeiro e eu sou o último”. Se Ele é o primeiro e Ele é o último, então o que eu tenho que fazer? Como posso doar-Lhe?

A única maneira de doar ao superior é através do grupo e não por si mesmo. Eu não posso fazer isso por mim mesmo. O grupo é o meu superior e se eu desperto os amigos, eu também desperto o Criador desta forma. Este é o nosso único trabalho. Se eu quero acelerar meu progresso, meu desenvolvimento, e melhorar o meu estado, eu só posso fazê-lo através do grupo.

Contanto que eu sou por mim mesmo, não há como eu doar ao Criador. Quando eu sou por mim mesmo eu permaneço passivo na minha relação com o Criador, assim como as partes inanimada, vegetal e animal da natureza. Se eu tento me conectar com o Criador por mim mesmo e estudo a sabedoria da Cabalá para isso, eu ainda permaneço no nível inanimado, vegetal e animal.

Se eu quiser despertar o Criador e forçá-Lo a tomar conta de mim, eu tenho que fazê-lo por meio do grupo, porque o vaso de doação ao Criador está na conexão entre as pessoas. A mesma coisa acontece na transição de um nível para outro. No nível seguinte, eu vou ter que atingir uma conexão com cada um “ao quadrado” em comparação com o nível anterior. Em níveis adicionais a conexão cresce no terceiro grau, quarto grau, etc.

Isto significa que cada vez eu tenho que despertar o Criador com o meu próprio poder, que está mais fortemente ligado ao grupo. Se eu não aumentá-lo cada vez, eu fico sozinho, e sou completamente operado pelo Criador, por diferentes iluminações, que é o nível inanimado, vegetal e animal, assim como Ele opera toda a natureza e as pessoas neste mundo.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/02/14, Talmud Eser Sefirot

Comente