Aprender A Perceber A Nossa Exclusividade

Dr. Michael LaitmanA partir dos artigos do Baal HaSulam “A Entrega da Torá” e “Arvut (A Garantia Mútua)” e outras fontes, incluindo os escritos do Rav Kook, nós vemos claramente que aqueles que aspiram a se fundir com o Criador sem atrair o mundo inteiro não podem alcançar a correção.

Nós precisamos perceber que se esconder do mundo, cuidar de nós mesmos, e estudar por nós mesmos são coisas muito confortáveis ​​para o nosso egoísmo, mas não ajuda. Até que nós percebamos isso, nada acontece.

Não se queixem de que o mundo não é receptivo e não quer ouvir. Essas são apenas desculpas para justificar a nossa preguiça e desconforto neste plano material. Quando se trata da Força Superior que organiza toda a realidade e cria todas as condições internas e externas para nós, nós temos que decidir de uma vez por todas e confirmar cada dia que, por não observar este requisito particular, não lidamos com o avanço espiritual.

Pois isso significa que não estamos envolvidos na construção do sistema espiritual. Neste caso, seríamos substituídos por outros, ou o Criador vai nos enviar desastres e problemas terríveis e ainda teríamos que nos voltar a Ele contra a nossa vontade. Isso deve ser muito importante para nós.

Algumas pessoas se queixam de que têm estudado por 10 a 15 anos, mas ainda não atingiram a realização. Elas têm que compreender melhor o sistema em que nos encontramos. Se nós agirmos corretamente dentro do sistema, poderemos avançar em direção ao seu verdadeiro objetivo: a revelação da força de doação, conexão, fundindo-se com o Criador, e tendo a capacidade de não exigir nada para nós mesmos, isto é, a realização espiritual. Nosso avanço só é possível se agirmos dessa forma.

Se alguém se comporta de maneira diferente, então não deve estar no grupo e ser lastro desnecessário no barco comum. É melhor simplesmente ir embora, pelo menos você saberá o que está fazendo, em vez de vir de poucos em poucos anos com queixas: “Por que ainda não alcancei a revelação?”.

Esta é uma pergunta egoísta: “Por que eu não a tenho?” Mas ele não pergunta: “Por que eu estudei por tantos anos e ainda continuo pensando em mim”. Em vez disso, “Por que não eu recebi algo que estava esperando por tanto tempo?”.

Nós devemos cumprir os nossos deveres. O Criador nunca se compromete. Nós estamos falando de toda a criação e o sistema exige nossas ações. Em suas obras, o Rav Kook escreve que o estado do mundo nos obriga a agir e que não há espaço para fugir. A correção é perceber a nossa exclusividade.

Nós sentimos o desejo de alcançar o Criador não porque somos tão especiais, mas sim, porque o Criador propositadamente desperta o desejo em nós, para que possamos fazer o nosso trabalho corretamente. Nosso dever é cumprir a nossa tarefa corretamente, não agir por nós mesmos, mas sim aprendendo a realizá-lo.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 18/03/14