Alcançar A Terra De Israel

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo”, 34:12: Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra para onde hás de entrar, para que não seja por laço no meio de ti.

Uma pessoa tem atributos que não consegue corrigir. Nós temos que deixá-los, o que significa esclarecer as coisas e entender que não podemos manejar, superar ou alterá-los para amor e doação.

Afinal de contas, nós sequer temos o poder de nos elevar acima deles. Portanto, nós precisamos expulsá-los, como que destruí-los, não usá-los, mas não usa-los no sentido de que eles realmente como que não existissem.

Todos esses atributos estão no nível egoísta mais baixo chamado “terra de Israel”, e são revelados em nós quando ascendemos a um nível mais elevado. Só então poderemos definir e identificá-los. Portanto, não devemos colaborar de forma alguma com o que é chamado de sete nações (os atributos de HGT NHYM, as sete Sefirot) e determinar que é proibido tocá-las.

Em contraste com os atributos mais grosseiros, que não podem ser corrigidos, há uma Luz imensa, a Luz do mundo de Ein Sof (Infinito). É por esta razão que temos que ignorá-las e deixar que o Criador as corrija, uma vez que estes atributos pertencem à nossa criação.

Quando o desejo é criado a partir do nada, todos os sete atributos estão na zona árida de “algo a partir do nada”, neste ponto de conexão. Por isso, eles são revelados no último momento, quando já subimos todos os níveis que podemos corrigir. A Torá termina com a entrada para a terra de Israel, e a pessoa ainda tem que lidar com todos esses atributos. Como é que ela deve operar a partir de agora? Não se diz. A Torá só é dada a nós como um guia para corrigir o que podemos corrigir.

Comentário: Porém, há a história de Davi, sobre Jerusalém, sobre a terra de Israel, etc.

Resposta: Este não é mais o nível de Moisés, mas o nível dos profetas, e por isso é ainda mais oculto. Nós devemos entender que tudo o que é descrito pelos profetas nas Sagradas Escrituras são níveis que já atravessamos no passado em nossos desejos não corrigidos. Nós não teremos que passar por eles no futuro porque as fases da destruição dos dois templos e do exílio acabaram. Nós só temos que passar a fase que a própria Torá nos diz e isso é o suficiente. Então chegamos à terra de Israel e o fim da correção. A Torá nos diz sobre o que aconteceu em nossas raízes, e por isso temos que corrigir o estado de transição do Monte. Sinai, no deserto do Sinai até chegarmos à terra de Israel.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/09/13

Comente