Uma Manobra Indireta

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos acelerar o desenvolvimento do desejo? Dizem-nos que devemos nos unir e que sequer entendemos isso, mas ainda assim não queremos.

Resposta: O desejo é desenvolvido pela Luz que Reforma. Se esperarmos por ela, será “em seu tempo”. Se você quer que aconteça mais cedo, você deve atrair a Luz para o desejo.

Pergunta: Mas e se uma pessoa ouve a mensagem, mas ainda não tem o impulso interior de realizá-lo? O que ela pode fazer?

Resposta: Ela ainda deve se incorporar na sociedade e, assim, o desejo virá. A sociedade irá afetá-la pela Luz e ela vai querer agir.

Problemas no mundo corporal também são resolvidos de forma semelhante, dependendo de qual sociedade a pessoa se encontra. De uma maneira ou de outra, o ambiente atrai a Luz, seja numa boa direção ou não. Uma pessoa não desperta por si mesma e não levanta um dedo sem a Luz. Então, a questão é qual ambiente, qual sociedade els se encontra, o que significa que tipo de Luz brilha sobre ela.

Se quisermos avançar pelo caminho do “eu devo apressá-lo” e não pelo caminho “em seu tempo”, nós não temos escolha, senão estimular e evocar a Luz, então o desejo vai mudar e vamos finalmente querer nos unir.

Esta é a nossa missão e não devemos lamentar, nos vangloriar ou esperar por um milagre; nós precisamos ansiar e ser atraídos à Luz, nada mais.

Se uma pessoa tem a intenção de superar todos os obstáculos por seus próprios poderes, é pior do que estupidez. A pessoa tem que superar a si mesma para atrair a Luz, mas não diretamente: eu trabalho num grupo, no ambiente certo, na realização de diversas ações complementares, e por esta manobra indireta, sinto o desejo, e com ele sou atraído à Luz mais uma vez, e depois ela vem a mim de novo.

É necessário realizar estes ciclos várias vezes; afinal de contas, nós não podemos fazer nada por nós mesmos.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 23/02/14, Escritos do Baal HaSulam