Seleção Negativa Do Capitalismo

Dr. Michael LaitmanOpinião (de vz.ru):“A seleção negativa existe em todos os países capitalistas, porque o capitalismo é baseado no princípio, ‘o homem é um lobo para o [seu companheiro] homem’. E para sobreviver na matilha de lobos, a pessoa tem que ser um lobo ela mesma.

“Os capitalistas afirmam que o mercado vai colocar tudo no lugar, e a mão invisível da concorrência irá regulamentar tudo; mais importante é não se meter com os mercados.

“Há alguma verdade nisso: se você é um capitalista, você precisa competir, e para competir, você precisa ser eficaz. Ou seja, você precisa obter mais lucro do que seus concorrentes, já que aqueles com maiores lucros têm oportunidades mais competitivas.

“Mas quanto mais lucro um capitalista tiver, pior será para o trabalhador comum. Um exemplo: três capitalistas querem produzir exatamente o mesmo produto da mesma qualidade nas mesmas condições e vender no mesmo mercado. Para concorrer, eles têm que tornar a produção mais eficaz, ou seja, diminuir os custos de produção, preservando seu volume anterior. No final, eles vão transferir a produção para um país de Terceiro Mundo, onde a força de trabalho é mais barata; começam a comprar matérias-primas de baixa qualidade, complementando-as com intensificadores de sabor; alongam a jornada de trabalho e conseguem pagar menos impostos.

“Mas a concorrência é perpétua e para sobreviver, cada um terá que fazer tudo o que cada um deles fez antes.

“Este é o sistema de seleção negativa. Os mais aptos sobrevivem ou, mais precisamente, os mais astutos e perversos, que estão prontos para ignorar quaisquer valores morais apenas para lucrar mais. A vida é uma guerra, e na guerra, tudo é justo.

“Um capitalista não poderia se importar com a vida de um trabalhador, sua família e seus filhos. Através da exploração, ele adquiriu novos equipamentos e agora pode demitir metade dos funcionários para diminuir os custos de mão de obra. Se você não devorar alguém, eles vão devorá-lo. Tal sistema leva ao monopólio na indústria, mercado, autoridade, honestidade e o mundo. Daí, a pessoa mais cruel tem o monopólio. Então, algo pior acontece: o fascismo, e aqueles que discordam são mandados para os campos”.

Meu Comentário: A lei da natureza não considera nossos desejos, mas os muda. O Capitalismo é substituído por sua crise. A crise é externa, em todas as esferas da nossa vida, e também interna, manifestando-se como a mudança do propósito do homem. Uma transição suave é possível desde que a educação integral das massas seja bem sucedida, que é possível pela disseminação do método de educação integral. Se não, a transição para a sociedade integral de fato acontecerá através do fascismo, como Baal HaSulam escreveu há quase cem anos.