Políticos Não Deixam A Economia Crescer

Dr. Michael LaitmanOpinião (Joseph E. Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia e professor da Universidade de Columbia): “Logo após a crise financeira global eclodir em 2008, eu avisei que a menos que fossem adotadas as políticas certas, um mal-estar no estilo japonês – crescimento lento e renda quase estagnada para os próximos anos – poderia começar. Enquanto os líderes de ambos os lados do Atlântico afirmavam que tinham aprendido as lições do Japão, eles prontamente começaram a repetir alguns dos erros. …

“A resposta dos formuladores de políticas para a crise não conseguiu resolver estas questões; pior, isso agravou algumas delas e criou novas – e não apenas nos EUA. O resultado tem sido o aumento do endividamento em muitos países, na medida em que o colapso do PIB minou as receitas do governo. Além disso, a falta de investimento, tanto no setor público como no privado criou uma geração de jovens que passaram anos inativos e cada vez mais alienados num momento de suas vidas, quando deveriam ter estado aprimorando suas habilidades e aumentando sua produtividade.

“Em vez disso, as nossas dificuldades atuais são o resultado de políticas erradas. Existem alternativas. Mas nós não vamos encontrá-las na complacência vaidosa das elites, cujos rendimentos e carteiras de ações estão novamente em alta. Apenas algumas pessoas, ao que parece, devem se ajustar a um padrão de vida permanentemente mais baixo. Infelizmente, essas pessoas passam a ser a maioria das pessoas”.

Meu Comentário: A nossa natureza, o egoísmo, está acima da nossa mente, e nós estamos em seu poder. Ela nos obriga a agir irracionalmente, mesmo sob a ameaça da nossa própria morte. Como se diz: o anjo da morte traz uma espada ao homem e a espada tem uma gota de veneno na ponta, e ele é forçado a abrir a boca e engoli-la, para satisfazer o seu egoísmo, o sentimento da vida, embora essa gota mate. A elite não pode se limitar a explorar a sociedade, mesmo sob a ameaça de agitações, guerras e autodestruição.