O Ponto De Ein Sof

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“, artigo 43: Quando o homem nasce, ele imediatamente tem uma Nefesh de Kedusha (Santidade). Mas não um verdadeira Nefesh, mas a parte posterior dela, seu último discernimento, que devido à sua pequenez, é chamada de “ponto”.

Trata-se daquele momento em que o Adão (pessoa) nasce em nós, algo que se assemelha ao Criador. A pessoa não deve levar em conta os objetos físicos do mundo, compostos de átomos e moléculas. Eles são imaginários. Na verdade, tudo que se encontra abaixo do desejo de doar não existe e, por enquanto, só é retratado dentro da nossa imaginação.

Nós estamos falando de observações espirituais. Na realidade, apenas o desejo de doar existe, doação em prol da doação ou recepção por causa da doação. E o desejo de receber, na forma que o conhecemos hoje, simplesmente não existe.

Assim, Baal HaSulam está nos falando sobre o nascimento de uma observação chamada de “doação”. É quando uma pessoa adquire a primeira consciência espiritual mínima, o ponto de Nefesh (alma), o início de uma nova característica, superior aos nossos olhos, encontrada acima do que acontece dentro do desejo de receber.

Ela se veste no coração do homem, em seu desejo de receber, que se encontra principalmente em seu coração.

Todos do desejo de uma pessoa, o seu “coração”, agora se encontram sob uma “Tzimtzum (restrição)”. Aqui, neste ponto de Nefesh de Kedusha, o ponto no coração é descoberto dentro dela.

Conheça esta regra: que tudo o que se aplica a toda a realidade, se aplica a cada mundo e até mesmo nas menores partículas que podem ser encontradas nesse mundo. Este é o atributo de um sistema integral, analógico: cada parte dentro dele inclui todo o resto. Por isso se diz que uma pessoa é um mundo pequeno.

De uma forma ou de outra, tudo é composto por dez Sefirot. A diferença está apenas na “resolução da tela”, na sensibilidade, na clareza de percepção, na capacidade de distinguir as partes separadas e todos os detalhes que são associados a elas. Dez Sefirot são sempre encontradas em cada fragmento da realidade, em cada minúscula partícula dela. Mesmo um átomo do nosso mundo, se o examinarmos profundamente, torna-se claro que é como o universo inteiro.

Assim, mesmo num único item do nível falante, ou seja, mesmo numa única pessoa, há também os níveis inanimado, vegetal, animal, e falante, que são as quatro partes do seu desejo de receber, onde o ponto a partir de Nefesh de Kedusha está vestido.

Eles existem em todos os lugares, mesmo que ainda não tenham sido descobertos, pois são encontrados em Olam Ein Sof. Mas Baal HaSulam está falando aqui sobre a descoberta do seu primeiro “ponto”.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/01/14, Escritos do Baal HaSulam “Introdução ao Livro do Zohar