O Livro Mais Importante Para A Humanidade

Dr. Michael LaitmanA Convenção Mundial do Zohar 2014 é dedicada ao livro mais importante e inigualável que foi dado à humanidade pelo Alto através de um grupo único de Cabalistas. Toda a realidade é o resultado da quebra dos desejos. No nosso mundo esta quebra se manifestou por meio da destruição do Primeiro e Segundo Templos.

Os dez Cabalistas que criaram O Livro do Zohar foram os sobreviventes da destruição. Por um lado, eles ainda pertenciam aos grandes tempos e elevados níveis espirituais do povo de Israel na época do Templo, ou seja, no estado espiritual. Mas, por outro lado, eles já haviam emergido da quebra e chegaram a uma revelação única entre eles graças a um trabalho absolutamente único.

Nunca na história houve um evento como este, que um grupo de dez pessoas se reuniu e alcançou uma conexão tão forte, subindo à altura dos 125 níveis de correção da quebra que existia entre elas. Portanto, por meio de sua conexão externa, ou seja, por meio do livro, elas conseguiram transmitir os níveis através dos quais haviam passado: do ódio ao amor, e depois disso um ódio ainda maior e um amor ainda maior, e assim por diante mais e mais.

Diz-se: “Quem é maior do que seu amigo tem maior egoísmo” Portanto, quanto mais alto nos elevamos, mais distantes e opostos nos sentimos em relação ao outro, mais odiosos. É assim que a nossa natureza, a inclinação ao mal, nos é revelada.

Uma pessoa normal não tem uma inclinação ao mal, ela simplesmente tem desejos. Enquanto que a inclinação ao mal se revela em pessoas que querem se conectar entre si e, nesse momento, de acordo com a sua aspiração, pressão e esforços para conectar, elas descobrem como são incapazes disso. Elas descobrem que o ego é despertado nelas o tempo todo e as afasta uma da outra.

No Livro do Zohar está escrito que os mesmos alunos do Rabi Shimon, que cada um tinha atingido uma altura extraordinária, a parte superior (GAR) do mundo de Atzilut, antes da aula, na primeira tentativa de se conectar, sentiram um ódio insuportável um em relação ao outro. Eles expressaram toda essa luta interna e antagonismos no Livro do Zohar. Eles sentiam como o fogo do ódio queimava neles, algo que indica especificamente um nível muito alto de reconhecimento da inclinação ao mal e sua correção correspondente na inclinação ao bem.

Da Convenção Mundial do Zohar 05/02/14, Lição 1