Elevação Egoísta Acima Do Desejo

Dr. Michael LaitmanA ideia é: com o que a pessoa se identifica? Com o desejo de receber ou com o que ela encontra acima do desejo de receber? Esta é a diferença entre as linhas direita e esquerda. Ou eu estou dentro dos desejos ou os controlo; eu estar acima deles, torna-se um “clarificador”, como um especialista nesta área.

Eu posso estar imerso no desejo de receber e posso estar acima do desejo de receber para usá-lo numa forma ainda melhor, e isto é chamado de Klipa. Se eu só quero desfrutar e mesmo quero engolir o mundo inteiro, isto ainda não é Klipa, pois esses desejos não vêm de mim mesmo. Em vez disso, eles vêm de cima, enquanto que a Klipa é uma parte única do desejo, uma relação única com o desejo de receber, onde eu quero abrir, expandir e fortalecê-lo.

Portanto, segue-se que o ódio em relação a alguém é apenas egoísmo, que é natural para o desejo de receber. Não é nada original em si mesmo e simplesmente me foi dado pelo criador. No entanto, já é outro assunto quando eu quero desenvolver minha própria iniciativa, aperfeiçoar esta unidade egoísta. Esta é a Klipa. Eu quero usar o Criador para que Ele me ajude a sair do desejo de receber que é a substância da criação, algo mais do que o que foi revelado desde o início. Então, eu me volto com um pedido, elevo MAN pelo meu desejo de receber e digo, “Dê-me ainda mais para desfrutar”, e isso é chamado de “idolatria”.

A Klipa é o verdadeiro egoísmo colocado em oposição à Kedusha, doação. Estes são dois sistemas que foram criados e permanecem um frente ao outro.

Se eu estou no lado da Klipa, eu trabalho dentro do desejo de receber a fim de obter o melhor aproveitamento possível dele, para explorar o mundo inteiro até o fim e até mesmo o Criador. Eu me elevo acima da minha natureza e quero usá-la “a fim de receber”, e vejo meu trabalho espiritual nisso. Eu exploro toda a natureza para me satisfazer.

O oposto é a purificação de um desejo, que eu transformo em doação, e assim o controlo altruisticamente.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/01/14, Escritos do Baal HaSulam