Deus Não Joga Dados

Dr. Michael LaitmanOpinião (Alan Lightman, físico norte-americano, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e autor do best-seller internacional Einstein’s Dreams): “Se a quantidade de energia escura no nosso universo fosse apenas um pouco diferente do que realmente é, então a vida nunca poderia ter surgido. Um pouco mais, e o universo teria acelerado tão rapidamente que a matéria no universo jovem jamais poderia ter se reunido para formar estrelas e, portanto, átomos complexos transformados em estrelas. Indo para valores negativos de energia escura, um pouco menos e o universo teria desacelerado tão rapidamente que teria entrado em colapso antes que houvesse tempo de formar até mesmo os átomos mais simples.

“De todas as possíveis quantidades de energia escura que o nosso universo poderia ter, a quantidade real reside na pequena porção do intervalo que permite a vida. Há pouca discussão sobre este ponto. Isso não depende de suposições sobre se precisamos de água líquida para a vida ou oxigênio ou particulares bioquímicas. Depende somente da exigência de átomos. Como antes, a pessoa é obrigada a fazer a pergunta: Por que ocorre tal ajuste fino? E agora muitos físicos acreditam na resposta: o multiverso. Pode existir um grande número de universos, com muitos valores diferentes da quantidade de energia escura. O nosso universo em particular é um dos universos com um valor pequeno, o que permite o surgimento da vida. Nós estamos aqui, então o nosso universo deve ser tal universo. Nós somos um acidente. Da loteria cósmica contendo zilhões de universos, nós conseguimos por acaso atrair um universo que permitisse a vida. Mas, novamente, se não tivéssemos tirado tal bilhete, não estaríamos aqui para refletir sobre as probabilidades”.

Meu Comentário: Por que que uma pessoa precisa inventar muitos universos, aleatoriedade, etc., se a cada dia nos tornamos mais convencidos de que “Deus não joga dados”, e tudo é lógico e interconectado?