De Que São Feitos Os Segundos, Horas E Anos Da Vida Espiritual?

Dr. Michael LaitmanNós somos o resultado da quebra e emergimos de tais forças egoístas baixas que sequer fazem parte do mundo espiritual, pois não há estado corrigido em relação a elas.

Assim, quando uma pessoa em quem o ponto no coração despertou atinge um grupo e começa a trabalhar nele, ela descobre que não pode aceitar este tipo de trabalho. Então, o desejo correto é evocado nela, ou seja, o desejo que exige correção.

O simples desejo de desfrutar neste mundo não é chamado de ego, uma vez que é definido por nossa natureza corpórea. No entanto, quando uma pessoa sente até que ponto não pode aceitar a conexão, esta é realmente a revelação do ego que ela deve corrigir e transformar numa conexão com os outros. Afinal de contas, é pela conexão correta com os amigos que a pessoa atinge a conexão correta com o Criador.

Quando ela começa a se conectar com os outros, de repente ela sente uma resistência interna. O ego é evocado juntamente com diferentes considerações e ela sente repulsa e mesmo ressentimento em relação à conexão. No entanto, ela não entende por que isso acontece de repente.

Ela não aceita isso e quer ser como os outros. Às vezes, ela se esquece e simplesmente cede à dominação dos sentimentos negativos e à repulsa que sente, e odeia os outros, tanto que pode escapar e deixar o estudo, e, depois, voltar a ele.

A rejeição da conexão é uma expressão do desejo egoísta que cresce numa pessoa e é chamada de mãe, o nível superior. A pessoa deve se conectar com os amigos acima dessa resistência e estimular os outros, enfatizando a grandeza do Criador, o professor, o estudo, o grupo, e disseminação. Estes são os meios que podem ajudar uma pessoa a se manter no trabalho espiritual.

Se ela não quer ser pior do que os outros, ela descobre que não pode fazê-lo, e assim, depois de uma longa luta, ela admite que não pode mudar sem a ajuda do Criador. Ela chega a essa conclusão como resultado dos esforços que fez. Cada detalhe exige grandes esforços e por isso se diz que a pessoa deve fazer tudo o que estiver em seu poder.

Então, ela percebe que a repulsa que sente depois de todos os grandes esforços em se conectar com os outros é uma expressão de sua inclinação ao mal, e que ela deve se voltar ao Criador a fim de corrigi-la. O jogo inteiro é organizado de modo que ela precise da ajuda do Criador.

Assim, ela busca uma oportunidade de pedir ajuda ao Criador e descobre que não há nenhuma conexão entre eles, que ela continua esquecendo isso, e, de fato, não precisa de nada disso. Ela ainda não tem um desejo forte o suficiente para que este pedido entre em erupção dentro dela. Ela deve doar ao seu ambiente para que ele evoque a necessidade de se voltar ao Criador.

Assim, ela gradualmente cria uma forma dentro de uma forma e estabelece a atitude correta para com o grupo, o estudo, o professor, e o Criador, de modo que todos estes componentes irão se apoiar, e a Luz Circundante já cria nela o apelo certo que pode estimular o Criador e forçá-Lo a dar à pessoa a sua primeira forma espiritual.

Esta forma é chamada de embrião espiritual ou o filho em relação à mãe. A pessoa começa a sentir que sofreu uma mudança e que o seu desejo de receber se transformou num desejo de doar, um desejo espiritual.

Qual é a essência dessa mudança? O desejo de desfrutar permanece o mesmo desejo, mas a intenção muda de uma intenção “a fim de receber” para uma intenção “a fim de doar”. De repente, algo acontece na pessoa, e ela não tem preocupações, mas se preocupa com o Criador. O Criador se torna mais importante para ela do que qualquer outra coisa, e ela começa a pensar só em prol Dele.

Este é o objetivo de uma pessoa nesta vida, o que ela deve atingir durante a sua curta estadia neste mundo. Este mundo é criado de modo que com a ajuda de todos os indivíduos nele, a conexão de uma pessoa com o Criador será renovada e completada. Através da reunião de todas as conexões, os pontos e os meios de contato com o Criador, a pessoa dá origem ao embrião espiritual até que ele esteja maduro o suficiente e nasça no mundo espiritual.

Após o nascimento, a pessoa continua a reunir os contatos que alcança com o Criador, que se acumulam em segundos, horas, dias, semanas, meses e anos de sua vida espiritual. Assim, o bebê cresce de menino para jovem, para adulto, até que completa a criação de todo o seu Partzuf espiritual. A pessoa deve conseguir completar este trabalho durante sua vida neste mundo. Isso significa que ela constantemente estabelece sua forma e a forma do Criador, como sua mãe, de modo que a forma do Criador será impressa nela.

De fato, existe apenas uma forma: a forma do Criador e a forma da pessoa aderidas uma à outra. Não há nenhuma forma individual para cada um deles. Ela só aparece como resultado da conexão entre eles.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 18/02/14