Antes De Fazer Uma Escolha

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo (Ki Tissa)”, 32:9-10: E o Senhor disse a Moisés: “Tenho visto que este povo é um povo obstinado. Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação”.

Isso se refere ao fato de que, na verdade, Moisés subiu até a altura do Criador, mas, a fim de colocá-lo num nível de equivalência completa de forma com Ele, o Criador quer fazer dele uma nação, ou seja, adicionar tais desejos a ele que vão formar nele a imagem de Adão (ser humano) que se assemelha ao Criador, que está em adesão com Ele.

Ao mesmo tempo, o resto da criação é preservada, ou seja, ela permanece no nível da natureza inanimada, vegetal e animal, enquanto o nível falante da natureza, que se realiza no nível de Moisés, se eleva.

Por que Moisés se opõe ao Criador e implora que Ele não destrua o povo? Será que ele não valoriza seus próprios atributos que são semelhantes aos do Criador? Será que ele não prefere o estado de adesão com Ele? Ele está prestes a sofrer correções, a mudar para novos valores, a descer ao Egito, em impureza, para o ego que é totalmente contrário aos seus próprios atributos. O que lhe atraiu para lá? Ele descobre a eternidade.

O fato de que o seu amor pelo Criador só pode ser feito através do amor ao próximo é revelado aqui. É impossível expressá-lo de outra maneira. O Criador testa Moisés, dizendo-lhe: “Se eu fizer de você uma nação, você vai receber tudo no estado de sua pequenez. Você pode descobrir o seu grande potencial apenas se concordar em assumir este trabalho duro. Toma todos os desejos egoístas, corrige-os, purifica-os e eleve-os a Mim. Faça uma escolha!”

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 09/09/13

Comente