“A Razão Para A Dificuldade De Anular-se Pelo Criador”

Dr. Michael LaitmanDo Shamati # 4, “A Razão para a Dificuldade de Anular-se pelo Criador”: Se a pessoa consegue ampliar os seus vasos; nessa medida ela amplia a luminescência. No entanto, a questão é com o que ela consegue ampliar os seus vasos? A resposta é, na medida em que ela louva e dá graças ao Criador por tê-la trazido ela mais perto Dele, de modo que possa senti-Lo um pouco e pensar sobre a importância da coisa, ou seja, que ela foi recompensada com alguma conexão com a Criador.

Como é a medida da importância que uma pessoa retrata para si mesma, do mesmo modo a medida da luminescência cresce nela.

Em primeiro lugar, parece-nos que a nossa tarefa é a de sentir o Criador. É como um desejo egoísta: ver, atingir, revela-Lo. Não se compreensível como a pessoa consegue aspirar a esta recompensa, porque ela tem que trabalhar desinteressadamente: sem sentimento e realização, como escravos que se dedicam ao seu mestre, não importa o que eles recebem. Se for doação, ela deve ser pura.

Sentir o Criador já parece ser uma recompensa. Mas isso não é assim, pois, a fim de sentir o Criador, é preciso tornar-se como Ele, alcançar as mesmas propriedades, desejos e pensamentos. Assim, nós estamos autorizados a nos esforçar para revela-Lo.

A Cabalá é o método da revelação do Criador aos seres criados neste mundo, ou seja, corrigi-los ao estado de igualdade, de equivalência com o Criador. De acordo com essa equivalência, o ser criado revela o Criador e se adere a Ele, sente que “toda a terra está cheia da Sua glória”. Todo o desejo de uma pessoa é preenchido com a propriedade de doação e amor, que é chamada de “Criador”. A pessoa recebe essa estrutura, a forma de completa doação e amor, e isso significa que o Criador está vestido nele.

Não há Criador sem o ser criado que venha de algum lugar e torne-se vestido em nós. “Esta será toda a sua obra, ou seja, todo o vigor que ela coloca no trabalho será apenas para conseguir isso, e não por quaisquer outras coisas” – nesta correção que permite que uma pessoa consiga a adesão com o Criador e seja grata por isso. Isto é, ela coloca os esforços no trabalho a fim de se aderir ao Criador, para revelar, mudar e tornar-se como Ele. Ela não deve pensar em nada, ou seja, que a única recompensa que ela quer para o seu trabalho deve ser para ser recompensada com a fé no Criador.

A fé é a doação, ou seja, a pessoa busca uma oportunidade de doar.

Nós devemos saber que não há diferença entre uma pequena iluminação e uma grande, que uma pessoa alcança. Há abundância ilimitada completa no mundo. Leve o que quiser da criação – somente use-o corretamente, a fim de construir a si mesmo na forma corrigida. Isso ocorre porque não há mudanças na Luz. Em vez disso, todas as mudanças são nos vasos que recebem a abundância, como está escrito: “Eu, o Senhor, não mudo”.

Assim, a pessoa pode ampliar os seus vasos; nessa medida, ela amplia a luminescência. No entanto, a questão é, com o que ela pode ampliar os seus vasos? A resposta é, na medida em que ela louva e dá graças ao Criador, ou seja, valoriza a qualidade de doação e amor que se torna elevada e desejada por ela; ela se sente grata por tê-la trazido mais perto Dele.

A pessoa é grata por todo o caminho: por tudo de ruim e bom. Ela entende que a sua vida não teve um único estado que não visasse a meta. Não importa se ela percebeu isso ou não, mas o Criador constantemente avançou-a à meta. Qualquer evento na história da humanidade foi destinado a fortalecer a nossa unidade com o Criador.

O Criador todo o tempo atraiu uma pessoa, “assim ela poderia senti-Lo um pouco e pensar sobre a importância da coisa, ou seja, que ela foi recompensada com alguma conexão com o Criador. Como é a medida da importância que uma pessoa retrata para si mesma, do mesmo modo a medida da luminescência cresce nela”. Se uma pessoa está constantemente pensando apenas nisso, ela sente a grandeza da qualidade de doação e amor, o estado que ela tem que alcançar, estando separada do seu “eu”. Nessa medida, ela atrai a Luz que Reforma, que a avanço na direção desejada.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 28/01/14