A Descida do Monte Sinai

Torá, “Êxodo” ( Ki Tissa ) , 32:12 , 32:15 : Porque hão de falar os egípcios, dizendo: “Para mal os tirou, para matá-los nos montes e para os consumir de sobre a superfície da terra? Volve-Te do furor da Tua ira  e muda o pensamento de fazer mal a Teu povo.”

“E Moisés virou-se e desceu do monte….”

” Descendo do monte ” simboliza o teu afastamento do Criador, enquanto  que ” subir ao monte” é elevares-te acima de todas as tuas dúvidas. ” Monte” deriva da palavra “dúvidas “. Isso significa que a partir do mesmo lugar que é o topo das reflexões do homem, é a partir daí, que ele encontra o Criador.

Cada nível determina o estado interior de uma pessoa. Assim, a descida de Moisés do monte simboliza que ele adquiriu confiança, força e conhecimento. No entanto, restava potencial espiritual nele e com essa força ele desceu até à nação de Israel.

… , e as duas tábuas do Testemunho estavam na sua mão – tábuas escritas em seus dois lados, pois de ambos os lados elas estavam escritas(“Êxodo ” 32:15 )

Os dois lados das tábuas dos Dez Mandamentos simbolizam a face ( Panim ) e parte posterior ( Achoraim ) da face . Assim está escrito em dois lados, o que significa que eles são completamente idênticas, tanto do lado da Luz como do lado da escuridão . Isto significa que a natureza do homem, o seu desejo , adquiriu o atributo da Luz , portanto, ambos os lados são idênticos.
[ 126649 ]

Da KabTV  “Segredos do Livro Eterno ”  9/9/13