Você Esperava A Salvação?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como uma pessoa que decidiu participar da Convenção pela primeira vez pode superar todas as dificuldades e ver a importância da Convenção acima de tudo?

Resposta: Ela deve simplesmente estar conosco, entrar em contato através do nosso canal de TV ou da Internet. Assim, no tempo que nos resta as coisas vão melhorar.

Não há obstáculos ao longo do caminho para a Convenção que não possam ser superados. Quando a pessoa vier, quando ela for incorporada com a gente, ela vai ver como ela é útil em todos os aspectos da vida. Ao se esforçar na fé acima da razão, ela será capaz de resolver muitos problemas pessoais e superar muitos problemas.

Eu não tenho medo de dizer isso, porque isso é exatamente o que os Cabalistas nos prometem em seus escritos. Não é o que eu sei, mas o que eles dizem.

Uma pessoa que só nos viu na tela por dois anos pode dedicar dois dias e meio para a Convenção, porque ela pode ter que esperar por mais um ano, na melhor das hipóteses, pela próxima Convenção. Como ela não pode vir? Como você pode perder alguma coisa assim? O que mais ela tem na vida? Como é que ela pretende preencher a sua vida?

É dito que à alma de uma pessoa que morre são feitas duas perguntas: “Será que você se ocupou com a Torá?” “Você esperava a salvação”. A alma é o vaso que recebe o preenchimento, ou seja, a sensação do Criador. “Será que você se ocupou com a Torá?” significa “Você quis atrair a Luz que Corrige? Você foi atraído para onde deveria haver amor?”

A Torá é o tempero para a inclinação ao mal, o meio onde há a Luz que Reforma. Isso é exatamente o que a Convenção significa, para que juntos, todos atraiam a Luz para a revelação do Criador na conexão entre nós.

Isto é o que se pergunta à alma de uma pessoa: “Será que você atraiu a Luz para se assemelhar ao Criador, a fim de revelá-Lo?” Isso se chama “Você esperava a salvação?” Este é o princípio “Eu me esforcei e encontrei”. A “descoberta” é a salvação espiritual.

Quando a pessoa está atrás da tela de TV ela pode se ocupar nisso? Como ela deve saber como fazê-lo? É por isso que ela é convidada para um evento especial, onde tudo está preparado para a sua chegada, e a oportunidade de participar na coisa mais importante da sua vida é servida a ela numa bandeja. Então, ela certamente teria uma resposta para uma pergunta tão crucial.

O anjo questionando a alma no portão espiritual é uma metáfora que nos explica o quão importante é não perder a nossa vida em vão. Especialmente quando você tem essa oportunidade, como se diz: “Há uma pessoa que alcança o seu mundo em uma hora”. E você ainda tem cálculos diferentes? Se ela tivesse outra oportunidade agora, ela não teria cálculos. Assim, nós devemos entender que é aqui que o princípio da resistência das forças de impureza é revelado.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 16/01/14, Escritos do Baal HaSulam