Você Decide

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se uma pessoa está acostumada a nos ver apenas na televisão ou numa tela de computador, o que a faria mudar para uma fase ativa e fazê-la vir para o Congresso de fevereiro? Afinal, ela se sente bem estando em casa, mesmo que concorde com o que está ouvindo.

Resposta: Sem dúvida, é mais confortável estar em casa.

Neste caso, tudo depende de sua livre escolha. Primeiro, será que você tem a oportunidade de vir para o Congresso? Se tudo foi organizado de Cima de modo que a resposta é sim, se dinheiro, tempo, saúde, e outras condições que não dependem de você lhe dão essa possibilidade, então você é obrigado a vir.

É uma questão diferente se lhe foi negada a capacidade de, digamos, comprar um passagem. Nossos amigos de todo o mundo estão se reunindo, incluindo os cantos mais remotos. Por exemplo, viajar de América do Sul ou da Austrália é muito caro. Para alguns, é quase uma quantidade proibitiva, mas eles estão vindo.

Este é o lugar onde ocorre a liberdade de escolha: se você fosse recebeu uma oportunidade e não veio, você está simplesmente rejeitando a oportunidade dada a você pelo Criador para se aproximar Dele, para chegar a uma reunião com Ele. Afinal, como está escrito: “Eu, o Senhor, habito no meio do povo de Israel”.

Se você não recebeu essa possibilidade, se obstáculos intransponíveis, que verdadeiramente não dependem de você, são colocados à sua frente, então você vai receber a mesma conexão direta ao estar do outro lado da tela, mas apenas sob a condição que, para determinadas razões, deva ser exatamente assim.

De uma forma ou de outra, a análise é confiada a você. Eu já recebi dezenas de cartas com perguntas semelhantes e eu quase nunca respondo, porque este é o livre arbítrio de uma pessoa. Ela precisa tomar essa decisão por conta própria. Às vezes, há problemas insolúveis geralmente relacionados à saúde. Nesse caso, eu assumo a responsabilidade e envio uma resposta.

Em essência, nós temos que entender que aqui é o lugar onde se encontra a liberdade de escolha. Se você puder vir, você deve vir, e se você não for capaz de vir, bem, o Criador dispõe isso desta maneira, de modo que, ficando em casa, você receberá ainda mais do que na participação física. Talvez a impressão externa do que você poderia ter visto em pessoa teria sido tão negativa que a afastaria. Talvez tivesse entrado numa contradição irreconciliável com os seus gostos, hábitos, etc.

De qualquer forma, no entanto, a pessoa precisa tomar essa decisão por conta própria. Ela só precisa agarrar esta oportunidade, porque é agora que ela pode fazer um verdadeiro avanço no caminho.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 19/01/14, Escritos do Baal HaSulam