Um Sanduíche Feito Com Amor

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que eu posso me aderir ao centro do grupo se não posso fazer nenhum trabalho profissional na construção do novo edifício, mas faço simplesmente sanduíches para os amigos?

Resposta: Claro, porque não? Você prepara sanduíches para deleitar os amigos.

Nós costumávamos celebrar a Páscoa com o Rabash de acordo com os costumes e as regras do Baal HaSulam, que eram muito duros e difíceis de cumprir. Rabash costumava beber cerca de 10 xícaras de café por dia. Este era um costume entre o povo de Jerusalém. A fim de tomar um café que pudesse ser usado na Páscoa, tínhamos que verificar cada grão e certificar-se que não havia vermes nele; tínhamos que checar 15 quilos de grãos de café dessa forma.

Como você sabe, eu sou muito impaciente e foi uma tortura para mim me sentar e examinar os grãos de café por horas. Eu fumava mais cigarros do que os grãos de café que eu verificava. Então, Rabash disse: “Venha, eu vou lhe ensinar como fazê-lo”. Era o primeiro ano que eu estudava com ele. Ele se sentou à minha frente na mesa onde uma enorme pilha de grãos estava amontoada; ele pegou um grão, olhou para ele e disse: “Eu estou verificando este grão para que meus amigos sejam capazes de beber uma xícara de café. Eu quero fazer isso por eles”, e colocou o grão de lado. Depois, ele tomou outro grão e disse: “Eu estou verificando este grão para que o meu professor seja capaz de beber uma xícara de café! Estou fazendo isso por ele!”. Assim, de grão em grão…

Se você está fazendo sanduíches, você certamente tem a oportunidade de dizer estas palavras muitas vezes. O fato de você possuir ou não certas habilidades, não depende de você. Diz-se: “Não é o sábio que aprende”. Portanto, não importa se você não é muito sábio. Cada um de nós recebe os meios que precisa e por isso você não deve ficar triste com suas habilidades. Cada propriedade de uma pessoa deve ser correta e assim deve ser. Caso contrário, as habilidades físicas de uma pessoa e do ambiente não seria compatível com a raiz de sua alma.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/12/13, Shamati # 72 “A Confiança é a Vestimenta para a Luz”