Um Novo Tipo De Ego

Dr. Michael LaitmanComentário: Você diz que no nosso tempo um novo tipo de ego está sendo descoberto. Talvez você possa caracterizá-lo.

Resposta: O novo tipo de ego desperta em nós a pergunta: “Por que o homem existe?” Ele evoca em nós a necessidade de descobrir a segunda força positiva na natureza, para que ele não engula a si mesmo como um tumor canceroso que come todo o espaço circundante e, portanto, morre, uma vez que não tem nada do que ser alimentado.

Comentário: Conclui-se que isso surge da falta de energia e, portanto, precisa da energia da força altruísta.

Resposta: Sim. Mas a ideia é que, no passado, o ego tinha alimento, a partir do qual crescia e se realizava; hoje, no entanto, um estágio foi alcançado no qual o ego precisa se desenvolver em conjunto com sua força oposta, a fim de criar o próximo nível.

Em outras palavras, os estágios de desenvolvimento anteriores foram o inanimado, vegetal, animal e falante da natureza. No entanto, agora é necessário o desenvolvimento de um novo componente espiritual. E quando ele aparecer, com a conexão correta entre o egoísmo e o altruísmo, algum tipo de meio será criado a partir de nós mesmos, que é composto de duas forças. Dentro dessa tensão útil entre positivo e negativo, entre a força positiva e negativa, nós criamos o que será chamado de “homem”. Hoje nós estamos nos tornando os executores mecânicos da nossa força egoísta interior.

De KabTV “Um Mundo Integral” 24/10/13