Supernaturalmente E Naturalmente

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam “Introdução ao Livro do Zohar,” Item 32:  O terceiro período é em Torá e Mitzvot Lishma, isto é, em prol da doação e não para receber uma recompensa. Este trabalho purifica o desejo de receber do homem para si mesmo e o transforma no desejo de doar.

Tudo depende da consciência da importância. Eu posso desenvolver esta consciência em mim em relação a qualquer coisa. Se eu constantemente penso e tomo cuidado com alguma coisa, o objeto da minha atenção se torna tão importante para mim que eu não posso esquecê-lo. Eu estou ligado a ele fisicamente, emocionalmente ou intelectualmente, não importa como. A principal coisa é o quanto de esforço eu lhe dou.

Nós sabemos como isso acontece: uma pessoa aprende uma profissão ou começa um projeto bem meticuloso, e dá a ele não apenas tempo, mas todo o seu coração, investe tanto que ele se torna extremamente importante para ela.

A mesma coisa acontece no trabalho espiritual: a consciência da importância da meta é a chave para tudo. Eu me torno incluído no grupo, participo com os amigos em workshops e outros eventos, e se eu me esforço totalmente, de repente, sem saber por que, eu começo a apreciar a qualidade de doação, a capacidade de dar. Este sentimento, esta aspiração, é despertado em mim e ganha importância, de alguma forma “sobrenatural”, inexplicável.

Eu, pessoalmente, fico espantado com esta mudança interior. De fato, no passado, eu sempre pensava em mim mesmo e como usar os outros, como organizá-los para que eu me sentisse confortável e agradável, para que todos me servissem. É uma abordagem natural.

Mas, de repente, começo a cuidar dos outros em torno de mim; pois eles ganham importância aos meus olhos, tornam-se como as pessoas mais próximas a mim. Eu olho para as oportunidades de doar-lhes, beneficiá-los, assim como eu quero trazer a felicidade para aqueles que eu amo, eu gosto que eles gostam.

Então, eu me pergunto: Por que eu lhes trago bem? Por causa desse prazer? Ou a doação em si é tão importante que me motiva a agir? Como posso distinguir um do outro?

Em suma, de repente eu abarco um novo fenômeno que me possui e não sei de onde ele vem.

Isto é realizado através da conexão incessante entre os amigos. Outro workshop, outra lição, uma outra refeição festiva, mais um esforço com um pouco de intenção, que somos capazes de conectar, mesmo artificialmente, não importa. No entanto, assim nós despertamos a Luz que Reforma e sua influência produz em nós estas mudanças “sobrenaturais” que se encontram abaixo da nossa natureza.

Eu sou capaz de reconhecer em mim mesmo somente os resultados desse processo, quando eu descubro que algo estranho acontece comigo. Então eu entendo como a Luz que Reforma atua. Hoje, nós entramos nesses estágios, quando todo mundo tem que se “aprofundar” para detectar as mudanças que ocorrem em si.

Assim, nós podemos avançar pelo processo de “purificação”, limpando-nos da intenção egoísta até o nível da doação em prol da doação. Então, nós entramos no processo de “santidade”, pureza, na recepção em prol da doação.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/01/14, Escritos do Baal HaSulam