Quem Ri Dos Meus Esforços

Dr. Michael LaitmanAs grandes profundezas obscuras do meu desejo que ainda são desconhecidas são chamadas de “coração de pedra”, que se revela apenas como resultado dos meus esforços. O sistema de Adam HaRishon (primeiro homem) cometeu o pecado da “Árvore do Conhecimento” por causa da ocultação do coração de pedra. Ele se revela se nós avançamos em direção à adesão. Quando eu anseio pela adesão, de repente descubro que não consigo e que ela simplesmente não é para mim.

Quando eu transformo uma quantidade razoável de desejos em “a fim de doar”, eu descubro uma adição, uma rocha gigante dentro rindo de mim: “Você não tem chance, isso não me afeta, você nunca será capaz de me corrigir”. Como resultado, eu não posso alcançar a adesão. Eu me assemelho ao Criador de alguma forma, mas o coração de pedra não me deixa chegar perto dele.

Esta é a razão para o pecado de Adão: ele descobriu o coração de pedra, a serpente, mas não conseguiu manter a intenção de receber a fim de doar. Portanto, nós também temos que esclarecer esta situação, gradualmente, a fim de decidir em última instância, que não há outra escolha e que temos que corrigi-lo. Eva também sentiu que esse era todo o seu trabalho, ou seja, que sem a revelação do pecado, do fruto, a vida não tem gosto. Ela encontrou uma força especial na Árvore do Conhecimento que não existe em nenhuma das árvores no jardim.

Pergunta: Acontece que o coração de pedra é uma espécie de caixa de Pandora. Será que nós o descobrimos gradualmente em todos os níveis ou vamos descobrir tudo de uma só vez no final da correção?

Resposta: Um pouco dele é revelado em todos os níveis. Afinal, o nível mais baixo também inclui tudo nele. O Infinito é revelado nele, mas você o percebe de acordo com a resolução da sua tela. Portanto, você deve trabalhar constantemente na sensibilidade do seu vaso de percepção.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/01/14, Escritos do Baal HaSulam