Quando O Livro Lê Você

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que devemos esperar do Livro do Zohar durante a aula?

Resposta: Eu não estou familiarizado com um livro que seja mais pitoresco, bonito e romântico do que O Livro do Zohar. Ele agarra todas as qualidades e sentidos de uma pessoa e brinca com suas cordas.

Existem vários tipos de literatura: poemas, romances, livros históricos e científicos. Mas os escritores são incapazes de expressar algo mais do que o nosso nível material muito limitado. E as nossas palavras não estão preparadas para transmitir qualquer outra coisa.

Mas quando você está lendo O Zohar você organiza o seu interior de acordo com o que O Livro diz: O Livro lhe abre uma porta para dentro de si. E lá, lá no fundo, ele lhe dá vida, pinta um quadro, dá um exemplo do que está escrito em suas palavras e letras.

Nada na realidade é equivalente ao O Livro do Zohar; nada se eleva a essa altura de arte com a qual ele foi escrito. O livro Shamati toca algo dentro de você, O Estudo das ez Sefirot, a Gemara, também produzem certas ações dentro de você. E você pode ler o Shulchan Aruch (O Código de Leis) e sentir movimentos internos de acordo com a cooperação mútua entre a Luz e os vasos. Mas tudo isso é “prosa” em comparação com o Zohar, em comparação com as suas “letras” misturadas com um sentimento inigualável.

E Baal HaSulam, com seu comentário, entrou no fluxo do Zohar, conectado às almas que a escreveram. Quando eu li o Comentário Sulam, eu senti cada vez mais claramente que este é o resultado do trabalho de todos os dez autores que escreveram O Zohar, e em nossos dias isso é expresso apenas através do Baal HaSulam. É como se eles estivessem cantando em um coro, em uma capela, completando e continuando o outro, e cada um continua a música e insere suas notas precisamente quando necessário.

Isto é o que significa um livro de verdade: revelação espiritual dentro de uma pessoa. O Livro prepara a pessoa, dirige, organiza e a preenche. Ele faz tudo, e a pessoa só sente o resultado do que O Livro faz nela.

O Livro ativa a pessoa e lhe faz passar por uma série de estados. Você não precisa de nada além disso. Ele é desenvolvido em você, muda você e o leva para frente. Todas as partes do espetáculo que você sente dentro de si mesmo são chamados de O Livro. Estas não são algumas páginas impressas numa gráfica.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/01/14, O Zohar