O Que Vem Depois Do Capitalismo?

Dr. Michael LaitmanOpinião (Konstantin Frumkin, PH.D., jornalista, filósofo, coordenador da Associação dos Futurologistas): “O capitalismo pode ser definido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, no trabalho assalariado e no mercado de trabalho. Assim, o desaparecimento do capitalismo está ligado à substituição da propriedade privada dos meios de produção, do salário dos mercados de trabalho e das mercadorias e moedas.

“A economia do estado vai substituir o capitalismo. A sociedade que está na transição do capitalismo não terá um único tipo dominante de propriedade, mas sim uma ‘economia mista’ e a igualdade de todas as formas de propriedade. Essa ideia já é uma realidade do mundo moderno.

“Qualquer fabricante tem que receber uma compensação pelos seus custos, de modo que a economia não pare. O mercado desempenha um papel fundamental na organização da economia. A troca é o cerne do mercado.

“Para abandonar o mercado de câmbio, é necessário resolver a) o problema de oferta e demanda, como orientar os produtores para as metas que são necessárias aos consumidores; b) o problema da motivação dos produtores.

A superação do capitalismo vai acontecer pela superação da economia, quando os motivos econômicos não afetarão o comportamento das pessoas: a economia será ultrapassada por um excesso de riqueza, quando a abundância geral simplesmente permitirá que as pessoas não pensem sobre ganhar e trocar, ou o mesmo efeito é conseguido através da automação e total substituição do ser humano no processo de fabricação”.

Meu Comentário: A produção em massa usual vai se tornar coisa do passado; programas e robôs vão substituir as pessoas. Impressoras domésticas 3-D substituirão as fábricas. Através da educação integral gradual da sociedade e da queda do interesse egoísta por necessidades materiais desnecessárias, nós chegaremos, em acréscimo à robótica, ao surgimento do interesse no trabalho conjunto como a recompensa.