O Que Teme Aquele Que Teme Ao Criador?

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Revelar uma Porção, Cobrir Duas”: …os segredos da Torá são revelados apenas para aqueles que temem Seu nome, os que guardam a Sua Glória com seus corações e almas…

Mesmo que nós tendamos a sentir “reverência”, nós temos que perceber que temor é a lei que estamos falando aqui. O Livro do Zohar escreve que temor do Senhor é a primeira condição, a primeira correção que antecede a etapa seguinte, o amor. Se a pessoa ainda não sente ansiedade ou ainda não adquiriu os vasos de doação, o nível de Bina, ela não pode atingir o Criador.

É por isso que se diz que os segredos da Torá são revelados apenas para aqueles que O temem. Os vasos devem ser corrigidos para que a Luz possa se vestir neles devido à equivalência de suas propriedades. Nós não estamos falando de ensinamentos éticos aqui, mas de uma submissão firme à lei. Um “mistério” é algo que é revelado para aquele que teme ao Criador, ou seja, para aqueles que se elevam em sua correção ao nível de Bina. Só eles conseguem revelar coisas que antes estavam escondidas deles.

Diz-se no Midrash Rabbah: “Todo mundo que teme a Mim e segue as orientações da Torah tem toda a Torá e toda a sabedoria em seu coração”. Uma simples condição se aplica aqui: equivalência de propriedades entre o vaso e a Luz.

Pergunta: Esse trecho é sobre aqueles que “temem Seu nome, os que guardam a Sua Glória com seus corações e almas…” É a mesma coisa?

Resposta: Não. “Temor” significa que a pessoa tem uma tela e a Luz Refletida no nível de Bina, ao passo que “manter a Sua glória” está num nível superior. A Torá contém as palavras de Moshe (Shemot, 33:18): “Mostre-me Sua Glória”. Este é o nível de Hochma, a fé perfeita, vasos que recebem em prol da doação.

Por outro lado, nós doamos através de vasos/desejos que tremem diante do Criador. Assim, nós iniciamos a nossa “familiaridade com o Criador”, embora passiva – como neste mundo em que vivemos, sem saber muito sobre ele com exceção das coisas que fornecem o nosso sustento. Na espiritualidade, é bastante similar; uma situação análoga precede o próximo passo – a revelação do Criador, que nos permite penetrar em Suas leis, a Sua natureza. Como fazemos isso? Para isso, nós temos que receber a Luz de Hochma; isso só se torna possível se cumprirmos e revelarmos a Sua Glória. Sua Glória é de fato a Luz de Hochma.

É por isso que se diz: “Mostre-me Sua Glória”. Trata-se de ver e saber.

Pergunta: O que significa “temer o Criador?” O que temos que temer?

Resposta: A pessoa que experimenta a trepidação na frente do Criador tem medo de não ser capaz de agradá-Lo ao máximo. Não devemos nos preocupar com nós mesmos, nossas famílias, ou com este mundo, mas apenas com Ele. Se mantivermos a Sua glória, isto é, revelarmos a Luz de Hochma, é ainda melhor. No entanto, para isso nós temos que usar não só os vasos de doação, mas também os de recepção.

Quanto à trepidação (temor), digamos que você ama e respeita muito alguém. Isso significa que você pensa constantemente no que pode fazer por aqueles que você ama e como agradá-los.

Pergunta: O que agrada o Criador?

Resposta: Se você pensar constantemente nisso, você vai encontrar a resposta. Ele precisa de sua preocupação. Se você realmente está ansioso para saber o que exatamente Ele gosta porque quer agradá-Lo, já é a Luz Refletida. O Criador se revelará e mostrará o que você deve fazer com uma condição: que você desfrute cuidar Dele e este feliz por ter a oportunidade de agradá-Lo.

Neste caso, Ele interage com você e ambos querem dar prazer um ao outro. Ao fazer isso, você sente amor.

Pergunta: Quem exatamente nós queremos agradar? Quem é o Criador?

Resposta: Você deve ter cuidado e nunca materializar essas noções. “O Criador” (Bo-Re) é a propriedade de doação que se revela em nós de acordo com o princípio “Venha e veja” (Bo-Re). Nós “jogamos” e “nos divertirmos” com Ele e Ele desfruta nossa “companhia”. Nós não devemos tratar esta propriedade como uma personalidade, mas sim como a Raiz Superior.

Pergunta: O que eu tenho que imaginar antes que isso se revele em mim?

Resposta: Existem alguns detalhes de percepção que são inseridos em nós e nos permitem ver a realidade superior. Aos poucos, nós passamos do amor pelas criaturas ao amar pelo Criador. Este nível é gradualmente formado e construído em nós.

As respostas às questões fundamentais estão escondidas: Porque é que este grau aparece acima da nossa natureza atual? Por que ele é contrário aos nossos desejos egoístas? Por que as criações são construídas dessa maneira? Por que é organizado de forma que a busca da criatura pelo Criador deve ser “acima da razão” e ir contra seus desejos?

De qualquer forma, agora, nós não temos nenhuma ideia de quem é o Criador, nem devemos “desenhá-Lo” de uma forma ou de outra.

Pergunta: Como eu devo me relacionar com a força superior neste momento?

Resposta: Você deve se relacionar com ela através de seus amigos e de seu professor. Neste caso, você não vai cometer erros.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/12/13, Escritos do Baal HaSulam