O Mundo Inteiro É Uma Parte De Cada Um De Nós

Dr. Michael LaitmanOpinião (Sua Santidade o 14º Dalai Lama do Tibete): “Os recursos do planeta estão se esgotando, o número de desastres naturais está aumentando. Isto coloca novos desafios para as pessoas. Para resolvê-los, temos que aprender a ver toda a humanidade como um todo”.

“No mundo de hoje, com seus problemas econômicos e ambientais globais, as fronteiras do Estado tornam-se secundárias. O mesmo pode ser dito sobre as diferenças religiosas. Os desafios globais, aumentando diante de nós, transcendem a estrutura dos países e religiões. Eles dizem respeito a toda a humanidade e, portanto, temos que agir em conjunto”.

“Por meio da educação, nós podemos mudar o pensamento das pessoas, de modo que sua prioridade se torne não o “eu”, mas o “nós” global. Cada um de nós é parte de um “nós” maior. Por outro lado, o mundo inteiro é parte de cada um de nós. Assim, é do nosso próprio interesse levar a sério o cuidado do bem-estar de toda a humanidade e do meio ambiente”.

“A ideia do socialismo é fundada no bem-estar da sociedade como um todo, mas não de um único indivíduo. A economia marxista fala da distribuição igualitária da riqueza. No capitalismo, todos perseguem apenas o seu próprio lucro.

“Nós só podemos mudar o mundo confiando na boa vontade das pessoas, através da educação, e não pela força.

“O moderno sistema de educação está focado em valores materiais. Quanto aos valores espirituais: amor, compaixão, perdão – várias tradições religiosas falam sobre eles. Nós devemos ensinar às crianças os princípios básicos da moralidade. Mas é difícil de fazer, baseando-se unicamente na religião. Nós precisamos de uma ética secular”.

Meu Comentário: As conclusões estão corretas, mas não há solução, só desejos. Mas isso também é bom – se for ouvido. Normalmente, as pessoas acenam com a cabeça para pessoas como o Dalai Lama e depois esquecem. Mas eles precisam ouvir, e depois, com o sofrimento necessário, vão se lembrar não só dos desejos, mas também encontrar a solução: a educação integral.

Comente