O Fim Do Crescimento Da Economia

Dr. Michael LaitmanPergunta: Você tem economistas que seriam capazes de desenvolver um modelo de economia de consumo razoável?

Resposta: Não, nós não estamos envolvidos nessa área. Afinal, na medida em que eles se tornam uma sociedade integral, isso irá criar o seu próprio ambiente por si.

Em vez de bancos regulares, haverá bancos que se dedicam apenas ao serviço da população e não tomarão nada mais do que o que é necessário para a existência do banco. O mesmo se refere ao resto dos sistemas sociais. Eles vão funcionar apenas para dar serviço às pessoas e não para lucrar com elas.

A economia vai ser gradualmente reduzida a um volume normal, lógico e deixará de ser uma economia de crescimento, buscando porcentagens cada vez maiores a cada trimestre. Para quê? Para poluir a atmosfera, para bombear para fora os recursos energéticos da Terra, para acumular “papel verde” e apenas armazená-los em bancos? Isso é chamado de “progresso”? É certo que a crise atual é projetada para regular esta situação.

A economia do crescimento vai morrer por conta própria. Para que isso aconteça, não há necessidade de revoluções, porque tudo será realizado por meio da educação integral das pessoas! Milhares de pessoas em cidades e países diferentes irão gradualmente fazer a transição para um sistema diferente de comunicação entre elas. Pense nisso, o que é a economia, finanças e troca de mercadoria se não comunicação entre as pessoas, que se expressa em uma forma material.

Pergunta: É possível, é claro, mudar para troca de mercadorias.

Resposta: Não há necessidade de qualquer troca; a sociedade vai criar novas estruturas de serviço mútuo por si.

De KabTV “Um Mundo Integral” 24/10/13