Num Balanço

Dr. Michael LaitmanPergunta: Toda vez que eu me sinto confortável, sou jogado em algum lugar como num balanço: num bom estado ou num estado ruim. Como eu posso encontrar a linha do meio nos movimentos da esquerda para a direita?

Resposta: Nós somos jogados para lá e para cá a partir do ponto de equilíbrio, já que é o único lugar a partir do qual podemos avançar. Se eu quiser me aderir ao grupo, ao professor, aos livros, à meta, então eu me realizo.

O centro é geralmente oposto ao meu desejo e a minha mente. O ponto de equilíbrio está sempre acima da linha esquerda e direita, na linha do meio. É a fé acima da razão, acima do que o coração e a mente me dizem. Portanto, no que eu posso me agarrar para não contar com a sorte? A única coisa que pode me orientar é o que o grupo, o professor e os livros me obrigam a fazer.

Nós só devemos nos certificar de que compreendemos e ouvimos o conselho certo. Nós nos sentimos tão confiantes de que o professor quis dizer o que pensamos e realmente discutimos sobre isso. Todo mundo ouve algo diferente. Então, como eu posso ter certeza de que o que eu ouvi é o certo?

Se eu me anulo a fim de aderir ao grupo, eu começo a ouvir o conselho certo. Quanto maior e mais elevada for a pessoa, mais ela deve se humilhar.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/12/13, Shamati # 72 “A Confiança é a Vestimenta para a Luz”