Nove Etapas No Caminho Para A Unidade, Ponto 1

Dr. Michael LaitmanA fim de entender melhor o processo de educar uma pessoa, nós decidimos apresentar as nove fases que o público atravessa com a raiz análoga nas nove fases para aqueles que estudam a sabedoria da Cabalá.

Familiarização com o Conceito de Garantia Mútua

O sentimento de garantia mútua (Arvut) aparece quando a pessoa sente o grupo e não a si mesma, quando o conceito de grupo parece ótimo para ela e a domina, substituindo o sentimento do eu. Isto é exatamente como o sentimento do eu desaparece e o conceito de grupo aparece. Isso não enfraquece a pessoa, porque o sentimento de garantia mútua é mais forte e está realmente acima de nós.

Este sentimento é atingido pela ajuda mútua, pela doação mútua de todos sobre cada um dos amigos. Todo mundo quer se identificar com o grupo, participar dele, abraçar, e ser incorporado nele, ser como um homem em um só coração e uma só alma. Todo mundo sente que deve se dissolver entre os amigos sem deixar vestígios. Todo mundo quer se afogar no grupo. E todos se ajudam nisso.

Cada um de nós se vira para todos os amigos e, juntos, falam sobre uma coisa: sobre como se conectar. Como imaginar a boa conexão mútua entre nós, do jeito que era antes da quebra dos vasos: um vaso, um desejo, um pensamento, uma intenção, um sentimento, onde todos sentem os outros como se fossem um todo.

Nós não devemos esclarecer os aspectos negativos, porque queremos estabelecer os positivas, a arca de Noé. Nós queremos subir a partir deste mundo. Por que então devemos penetrá-la ainda mais e aprofundá-lo?! Nós só queremos o bem. O Criador leva uma pessoa para a boa sorte e diz: “Tome-a”. Para que nós precisamos da má sorte?! Nós não queremos saber quão opostos nós somos uns dos outros. Nós devemos nos unir, a fim de sair para a espiritualidade. Nós nos unimos e pronto.

Nós chegamos a um estado, como é dito: “Como um homem em um só coração”, “todos de Israel são amigos”. Então, nós concluímos esta ação. Assim, a primeira fase é a fase da garantia mútua: nós nos tornamos um todo.

À primeira vista, não há nada a fazer depois, mas é claro que nós só falamos sobre garantia mútua de acordo com o princípio de “o fim da ação está no pensamento inicial”. O caminho diante de nós pode ser longo, porque nós temos que estabelecer a nós mesmos. É graças a esta autoconstrução que chegamos a conhecer o Criador.

Comente