Exceder Os Poderes Humanos

Dr. Michael LaitmanOs esforços que são necessários para o nosso progresso estão além dos poderes humanos, porque o desejo de desfrutar por si só não pode libertar-se do egoísmo. No entanto, nós podemos agir de uma maneira que nos movemos em direção à correção para o melhor da nossa capacidade nas circunstâncias que foram preparadas para nós pela Luz.

Até agora, nossos esforços estão associados com o nosso nível atual, ou seja, estão nos níveis inanimado, vegetal e animal. No entanto, se fizermos todos os esforços necessários no nível animal, a Luz Superior vai começar a nos influenciar e mudar. A quantidade de esforço necessário será ultrapassado e a Luz Superior irá terminar o trabalho, como é dito: “eu me esforcei e encontrei…”.

No entanto, se a Luz governa tudo o que existe e influencia os nossos desejos, como podemos fazer qualquer esforço, até mesmo os menores movimentos? Não há nada, exceto a Luz e o desejo de que se opõe a ela. A terceira força, a força adicional que nos permite agir, é resultado da quebra do desejo.

Isso significa que existem vários estilhaços do desejo em torno de nós que estão separados entre si por causa de sua natureza egoísta. Se agíssemos no nosso “nível” e tentássemos nos aproximar juntamente com outros, nós nos “transformaríamos” sob a influência da Luz. Este mundo é o último e o menor degrau no Universo que nos permite agir contra a nossa própria vontade. É por isso que a pessoa é capaz de se unir com um amigo, como se fossem aproximados pela Luz. Isto não é realmente verdadeiro; os desejos não mudam por causa de nossas ações, e mesmo assim o nosso impacto sobre a Luz muda e é por isso que o sistema funciona.

O milagre acontece no nível deste mundo que é tão baixo e menor que é totalmente oposto à espiritualidade. Por um lado, este mundo está totalmente separado do mundo espiritual; por outro lado, ele nos apresenta uma oportunidade maravilhosa que nos permite, através da convergência física e externa e de ações falsas, influenciar os nossos desejos internos. Nossos desejos internos impactam a Luz que Reforma, que por sua vez começa a nos influenciar secretamente até que realmente muda o nosso desejo.

Isso significa que mesmo que nós vivamos neste mundo e não avancemos muito além dos macacos, ainda temos a possibilidade interna de nos agarrar ao fim de uma linha que se estende do Alto, que vai nos puxar para o mundo da Luz Superior. Se usarmos os recursos que nos são dados e entendermos que eles são concedidos a nós do Alto, isso irá desencadear o despertar vital de baixo (itaruta de-letata) que por sua vez provoca o despertar de Cima (itaruta de-leila).

Para alcançá-lo, tudo que precisamos é de um claro entendimento da sequência do trabalho a ser feito: o que exatamente nós temos que alcançar e o que a Luz realmente é. Este tipo de entendimento vai nos proteger de cometer erros e ter falsas expectativas sobre a salvação que vem sem os nossos esforços preliminares, e de pensar que com o tempo tudo se organizará por si só. A pessoa nunca deve ser enganada a pensar que há pessoas que podem facilmente superar todas as fases, e que não têm que passar pelos “quatrocentos anos de exílio”. Elas simplesmente não existem. Nós devemos ter em mente que temos que fazer tudo por nós mesmos e trabalhar duro para construir um grupo, alcançar a unidade e a garantia mútua, e revelar o poder de conexão entre nós.

Se percebemos que nos é dado todos os remédios possíveis para conseguir o resultado que desejamos, para implementar o propósito de nossa vida, não vamos nos desesperar, mas sim, vamos continuar o nosso trabalho e alcançar o sucesso. Além disso, depois que todos os cálculos forem feitos, nós teremos de superar os resultados e entender que a mera oportunidade de aplicar esforços é, de fato, a recompensa que buscamos!

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 27/11/13, Escritos do Baal HaSulam