Encurtando O Longo Caminho

Dr. Michael LaitmanA evolução do homem ao longo da história de seu desenvolvimento resume-se às tentativas de encontrar prazer em sua vida, satisfação, de preferência eterna e absoluta. Mas, no final, nós sempre chegamos a um “beco sem saída”, porque o prazer é momentâneo, passageiro e imperfeito.

Quando uma pessoa começa a entender isso, ela está pronta para que nós falemos com ela. Caso contrário, é inútil, pois ela não vai nos ouvir.

Comentário: Mas as pessoas que estudam Cabalá e estão familiarizadas com seus princípios passam por este caminho muito rapidamente. Quando você vê o sistema, não precisa correr atrás dos prazeres do momento.

Resposta: As pessoas que vêm para a sabedoria da Cabalá ainda não resolveram muitos dos seus problemas. Parece-lhes que podem resolver os problemas com a ajuda desta sabedoria, e depois elas ficam decepcionadas, partem, e retornam na próxima reencarnação, ou se o tempo permitir, retornam nesta vida.

Pergunta: Mas essa sabedoria encurta muito o caminho.

Resposta: Não! Conhecimento nunca vai ajudar contra sensações. Você pode dizer o que quiser a uma pessoa, mas ela fará o que quer e não o que ela sabe.

Nós fomos criados a partir do desejo de receber. Nosso cérebro é projetado apenas para nos mostrar onde é possível receber esses desejos o mais rapidamente. Nós somos como cães à procura de prazeres que estão de acordo com o sentido do olfato. Nossos desejos nos levam; portanto, não há possibilidade de encurtar o caminho.

Cinco mil anos atrás, em todos os livros Cabalísticos, dizia-se que ao final do século XX a humanidade começaria a ser desencorajada de seu desenvolvimento egoísta e, em seguida, a descoberta da sabedoria da Cabalá seria possível. Até então, era proibido para os Cabalistas falar sobre isso, e todo mundo pensava que era algum tipo de sinais, misticismo, adivinhação, magia e milagres. Somente em nossos dias a ciência da Cabalá está sendo descoberta. Muitos ainda não querem entender isso, porque ainda não escaparam das velhas ideias sobre o assunto.

Até a nossa época, nós tivemos que ir pelo caminho do sofrimento e das decepções dentro do desenvolvimento egoísta. Porém, de hoje em diante, quando nós chegamos ao ponto de decepção completa, é possível avançar. E aqui nós temos uma escolha: ou continuar pelo caminho do sofrimento ou preferir o caminho da sabedoria da Cabalá. Mas, ir pelo caminho da Cabalá significa começar imediatamente a subir ao próximo nível, superior. Isso significa criar um segundo nível, em paralelo com o nível mais baixo.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 27/09/13