Cabalá E Sufismo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quais são as semelhanças entre a sabedoria da Cabalá e o Sufismo, e onde eles divergem?

Resposta: O Sufismo não é contrário à sabedoria da Cabalá. Eles falam sobre a mesma coisa. Porém, o Sufismo não explica a técnica da construção de criação, o sistema da criação e sua conduta. Ele é mais adaptado às massas, uma vez que fala sobre a solução para os problemas humanos e espirituais, mas no nível do nosso mundo.

O Sufismo não explica a estrutura do mundo superior na forma precisa como está registrado na sabedoria da Cabalá: Sefirot, Partzufim, Olamot, Ohr, NRNHY, KHB ZON, Tzimtzum, Masach, Ohr Hozer e todo o resto do conceitos. Somente na sabedoria da Cabalá há descrição da “mecânica celeste”.

Em princípio, você poderia dizer que não tem nenhuma necessidade disso. No entanto, não é bem assim. Quando você começa a atingir o mundo superior, essa mecânica torna-se necessária. Você não consegue ordenar e esclarecer dentro de você, contando apenas com suas emoções ou o guia. Para você o guia já deixou de ser uma pessoa e é uma característica interna. Você não vê caras, mas sim sente o Criador. Então você precisa de definições e emoções mais profundas, você deve trabalhar com os estados mais sutis e mais calculados.

Eu não sou um grande especialista no Sufismo, mas parece-me que ele é uma parte da Cabalá. E se penetrarmos mais profundamente na verdade Sufismo, é possível descobrir onde esse divisor se encontra, além do qual a sabedoria da Cabalá é um imperativo. De acordo com a base, o Sufismo é o estudo certo para levar a pessoa precisamente à meta, mas até um limite específico.

A ideia é que, com todos nós, existem diferentes níveis de ego. O Sufismo para num nível profundo do ego. E para as pessoas com um grande ego, o Sufismo não é suficiente, pois elas exigem uma arma contra maior si. Por isso, elas exigem a sabedoria da Cabalá.

Infelizmente, o Sufismo parou seu desenvolvimento há algum tempo. Hoje no mundo muçulmano ele não é desejado. Esta é uma grande pena, porque antigamente havia uma conexão entre os judeus e os muçulmanos através Sufismo.

Pergunta: Eu tenho amigos entre os Sufis. Eu posso tentar explicar-lhes como o nível do seu desenvolvimento pode ser alterado dessa forma?

Resposta: Eu acho que não vale a pena atrair aqueles que estão envolvidos com o Sufismo à sabedoria da Cabalá. Somos contra a coerção. Nós temos livre entrada e saída. Eles podem vir, ouvir e ir, não há nenhuma obrigação aqui. Mas eu gostaria de dar-lhes algum livro popular sobre a Cabalá, de modo que eles vejam onde há linhas semelhantes e onde há uma diferença.

Em princípio, a sabedoria da Cabalá é a parte interior da Torá e muitas partes do Alcorão são baseadas na Torá. A Torá constitui a base para todas as religiões. Portanto, não há contradições aqui.

Da Convenção Virtual em Moscou “Unidade Sem Limites” 15/12/13, Lição 5