Aberto À Conexão

Israel” significa “Yashar-Kel” (direto ao Criador). Esta é uma pessoa que reage à influência do Criador dentro de si mesma e está pronta a reagir em relação a Ele. O Criador envia a “sobrecarga do coração” para nós e depende de nossa parte superar isso, e na medida em que conseguimos, começamos a entrar em uma conexão acima de todos os distúrbios, acima de todos os desejos egoístas, acima de todos os pensamentos que pesam sobre nós e que não nos direcionam para a equivalência de forma com o Criador.

Quando superamos esses distúrbios que o Criador envia, nós somos chamados de Israel. E se afundamos dentro dos distúrbios e ansiamos aliviar nossa condição, ficamos o mais confortável possível em cada momento, então continuamos no nível da existência corporal, material.

Eventualmente, depois de passar por muitas provações e decepções, “um centavo e uma moeda reunidos em uma grande quantidade,” em um nível mais alto. E então, começamos a sentir que não estamos de acordo em continuar a vida desta forma. É claro que este desenvolvimento só é possível mediante à Luz que finalmente nos traz a um estado de Israel, o anseio “direto ao Criador.”

Os estados que vivenciamos se acumulam. Devemos passar através de uma infinidade de ações, que dentro do nosso ego, não concordamos e não queremos suportar pacientemente. Por nosso ego, queremos que tudo aconteça rapidamente e agradavelmente; mas de acordo com a relação entre Luzes e Kelim, isso não acontece assim. Isso continua até que o desejo de receber, finalmente, decide ser transformadao mudando para uma intenção “para a doação”.

Isto é como um pêndulo que vai mais e mais alto em duas direções até que no final, ele transforma-se no ponto mais alto, alcançando uma intenção “para a doação.” E então todos os movimentos para frente e para atrás, direita e esquerda, para cima e para baixo, em todas as direções e em todas as formas, tudo entra no volume do novo Kli que recebe uma intenção “para doar.”

Portanto, é dito, “Eu trabalhei e encontrei.” Temos que investir esforço máximo até chegarmos a esta conclusão. E a conclusão chega do Alto. Mesmo apenas um momento antes disso é impossível saber quando acontecerá. É proibido revelar este segredo e falar sobre, assim que nós não adoçamos este período demais para a pessoa cujo ego deve ser contido.

Baal HaSulam riu sobre as queixas dos seus alunos e disse: “Estou feliz com os ímpios que são descobertos”. Lembro-me quando eu estava estudando com o Rabash, eu estava com raiva e exigente e encontrei uma resposta muito seca dele que não parecia adequada de uma pessoa que me amava. Pensei que o professor me odiava, tão feliz ele estava com as minhas dificuldades. Assim é como realmente me pareceu no início do estudo no primeiro semestre. Ele simplesmente ria da minha cara em resposta às minhas reclamações.

Eu estava realmente furioso porque eu tinha investido tanto esforço; eu fiz tudo o que ele exigia de mim, e ele não estava de todo misericordioso comigo. Mas tudo isso foi apenas para não enfraquecer este sentimento de amargura e desespero em mim. Isto é porque se podemos suavizar este sentimento, o tempo é alongado. Não há nada a fazer; devemos baixar nossas cabeças e continuar a acumular a nossa superação.

É verdade que é possível conseguir “seu mundo em uma hora.” Nossos esforços podem ser juntados muito rapidamente e, de repente, podemos chegar à revelação. E realmente, há sinais de que estamos muito perto da revelação. Mas o último esforço tem uma qualidade única. E toda a qualidade que é atingida depende da conexão entre nós, em sua força e franqueza. Por isso devemos abrir-nos ao màximo para que nenhum pensamento ou desejo permaneça que não revelemos a todos. Esta é a maneira que cada um deve examinar-se, homens e mulheres.

O trabalho das mulheres é diferente do trabalho dos homens, é terreno e o dos homens é mais espiritual. Os homens estão mais ligados com o Ccriador e as mulheres entre si, superando a rejeição. Isso requer muito esforço.

Vale a pena prestar atenção a isso, pois em geral a pessoa pensa que espiritualidade é uma coisa separada da vida, que está acima deste mundo. Ela se esquece de que o Kli espiritual dentro do qual o Criador é descoberto é a sua conexão com os amigos. Se o vínculo entre nós for adequado para a descoberta do Criador, então Ele será revelado, e se não for apropriado, então, o Criador não será revelado. Ponto final!

Da preparação para a lição diária de Cabalá, 24/01/14

Material Relacionado:
Nenhum Esforço Desaparece Sem Deixar Vestígio
Exceder Os Poderes Humanos

 

Comente