A União Dos Pontos No Coração

Dr. Michael LaitmanÉ desejável que a palavra “Arvut (garantia mútua)” e todos os termos deste conceito se aproximem e se tornem o mais claro possível para nós. Portanto, nós devemos começar a trabalhar mais nisso e revelar a conexão que ela assume entre nós.

Todos devem estar acima dos outros, a fim de cuidar deles e dar o exemplo certo. Todos devem sentir-se abaixo dos outros a fim de obter um despertar e inspiração deles, porque uma pessoa não terá a força para avançar sem isso. E todos devem estar preocupados que somos totalmente iguais, nem mais, nem menos, absolutamente iguais!

Neste caminho, nós vamos começar a sentir um ao outro internamente. Eu não vou ver um amigo como um corpo material. De repente, eu vou deixar de distinguir o seu rosto; ele vai desaparecer. Eu não vou notar as roupas e características externas. Então, eu vou até parar de ver as suas qualidades, seu caráter, os hábitos que primeiro constituíram a sua imagem para mim. Não vou relacionar com uma imagem externa, nem ao seu caráter, comportamento e qualidades derivadas do nascimento ou adquiridas ao longo da vida.

Eu não vou ver suas roupas, seu corpo físico ou traços de caráter, mas apenas o ponto mais interno que é chamado de lado oposto da alma santa. Claro que ele ainda não está corrigido, mas ainda assim quer muito ser atraído à Luz Circundante, de modo que se torna corrigido.

Este ponto é chamado de ponto no coração. A conexão entre os nossos pontos, a garantia mútua, é o meio para atrair a Luz. É assim que nós precisamos ver todos os amigos, em vez de corpos, traços de caráter ou comportamento. Tudo isso é dado a um amigo do Alto e o faz agir desta maneira, ou eu o vejo assim “na medida das minhas próprias falhas”. Mas o principal é ver o ponto interior e o desejo de unir-se com ele.

A conexão destes pontos num todo é chamado de Minian. É uma união de pontos no coração que estão prontos para agir e aplicar todos os esforços possíveis a fim de alcançar a equivalência com a Luz Superior. Ela começa a brilhar sobre eles na medida de sua equivalência e anseio pela propriedade da Luz. A Luz sempre existe, os movimentos ocorrem apenas dentro do desejo.

Tudo depende da conexão dos pontos no coração que atraem a Luz, de sua força e qualidade, a razão pela qual eles desejam se conectar e como podemos superar os obstáculos. Assim que cumprimos a medida necessária de esforços (Seah), nós obtemos um desejo suficientemente forte de nos unirmos; a Luz completa a nossa primeira ação de unidade e nos leva à primeira adesão (Zivug), o primeiro contato com o Criador.

Assim, nós podemos perceber a nossa garantia mútua, ou seja, que estamos “juntos”, tanto em garantia pelo outro que nos transformamos num todo. Este é o primeiro nível espiritual onde nos revelamos o mundo superior, a força superior, a verdadeira realidade que está acima daquela em que estamos agora. Este mundo parece ilusório para nós como em um sonho.

A primeira atitude correta é sair do seu corpo e de suas vestimentas, de todos os desejos, pensamentos e hábitos egoístas, de todas as qualidades inatas ou adquiridas. Eu sinto apenas o ponto no coração e quero colá-lo nos amigos. Isso significa que eu estou indo em direção à garantia mútua, ao primeiro ponto de unidade.

Assim, conectado pela Luz Superior, nós chegamos ao primeiro vaso. Todos os nossos pontos são opostos à unidade, mas a nossa pressão, a tensão criada entre esses pontos, nos revela o quanto não somos inerentemente capazes de nos conectar e, ao mesmo tempo, queremos.

Baal HaSulam descreve este estado na “Carta 19”, no exemplo da relação entre um homem e uma mulher que deliberadamente se separam e não conseguem se conectar, mas, ao mesmo tempo, sentem um grande desejo de estar juntos. Como resultado, isso leva a uma explosão da força de conexão que supera a força de separação, e, assim, chegam à unidade. “E sua semente é para o bem”, este é o nosso primeiro estado chamado nascimento espiritual. Em nosso mundo, as crianças nascem como resultado da conexão entre um homem e uma mulher, e no mundo espiritual, o resultado da nossa adesão é o nascimento de um novo estado.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 31/12/13, Preparação para a Convenção