A Destruição Da Sociedade Ocidental

Dr. Michael LaitmanOpinião (Michael Khazin, economista e analista de pesquisa política): “A sociedade moderna tem uma contradição pesada dentro de si: ela é organizada pós-industrialmente; o seu sistema de gestão é construído sobre o princípio feudal de uma vertical rígida; a elite é organizada por linhas tribais. Como resultado, os problemas surgem todo o tempo”.

“Uma das maneiras de superá-los é aumentar o número de pessoas ricas: a elite financeira. Devido ao sistema de crédito, o número de pessoas ricas aumentou 10 vezes em comparação com o que a economia pode sustentar. Isto permitiu diminuir consideravelmente a atividade destrutiva de pessoas talentosas e enérgicas, que normalmente não poderiam ter acesso ao “sistema”, uma vez que ele não é apenas grande o suficiente”.

“Duas questões surgem: Primeira questão – O que pode ser feito com aqueles que são ativos, mas ainda não são ricos? Onde poderiam ser empurrados? Para os fascistas? Para os comunistas? Para os Wahhabis? Todas as três opções são extremamente perigosas para o governo e as elites, mas a alternativa não é visível. Segunda questão – O que pode ser feito com os ativos e já competentes, que ainda são ricos, mas, devido às circunstâncias, em breve deixarão de ser?”.

“Para ser franco, usando a atividade daqueles que já perderam todas as esperanças no futuro (incluindo aqueles que já se tornaram tanto um Wahhabi ou um fascista), os novos-ricos podem tentar derrubar o governo atual e sua elite sob o pretexto de que eles não poderiam evitar uma enorme crise, com a qual não sabem o que fazer. Na minha opinião, este é o principal perigo para a elite moderna”.

“Na última década, a parcela de lucros que o setor financeiro redistribui a seu favor cresceu pelo menos cinco vezes – de 10 a 50%. À medida que a crise se desenvolver, ele vai cair na melhor das hipóteses para os financiadores para os mesmos 10% (e, provavelmente, até mais). A própria economia vai cair em 50% nos países desenvolvidos, o que significa que, em termos absolutos, o setor financeiro será reduzido em uma ordem de 10 vezes. Quantas pessoas vão permanecer nele, que serão capazes de manter um padrão de vida acima da média? Para onde vão aqueles que fornecem hoje o consumo de luxo?”.

“Esse conflito entre a elite e o “nouveau riche”, que tem crescido ao longo da última década, vai se tornar a base para a destruição da sociedade ocidental e toda a ideologia liberal”.

Meu Comentário: Os laços egoístas que prenderam e desenvolveram a sociedade ao longo dos séculos estão quebrados, e a sociedade egoísta que se desenvolveu naturalmente e existiu por dezenas de milhares de anos está começando a quebrar. Esta destruição não é como a transição de um regime (formação) para o próximo; é a destruição de todas as bases da sociedade, que é a transição para novos laços altruístas, através do sofrimento ou da consciência da necessidade.

Este tipo de relações públicas precisa de novas pessoas para quem um sentimento de vida está na propriedade de doação aos outros e não na propriedade de recepção dos outros. Esta é uma forma de antimundo. Ela só pode ser obtida sob a influência da Luz superior que só pode ser atraída pelo método de formação integral (Cabalá).