“A Decadência Das Instituições Políticas Americanas”

Dr. Michael LaitmanOpinião (Francis Fukuyama, cientista político norte-americano, economista político e autor): “Muitas instituições políticas nos Estados Unidos estão se deteriorando. Esta não é a mesma coisa que o fenômeno mais amplo do declínio da sociedade e da civilização, que se tornou um tema altamente politizado no discurso sobre a América. Este é o resultado da rigidez intelectual e o crescente poder dos obstinados atores políticos que impedem a reforma e o reequilíbrio. …

“A reforma institucional é, no entanto, uma coisa extremamente difícil de promover, e não há nenhuma garantia de que possa ser feita sem uma grande ruptura da ordem política. Assim, enquanto a decadência não é o mesmo que o declínio, nem as duas discussões têm relação. …

“As pessoas comuns sentem que seu governo supostamente democrático já não reflete os seus interesses mas serve àqueles de uma elite sombria…

“Americanos comuns expressam desprezo generalizado pelo impacto de grupos de interesse e dinheiro no Congresso. A percepção de que o processo democrático foi corrompido ou sequestrado não é uma preocupação exclusiva de uma ou outra extremidade do espectro político. Ambos os republicanos do Tea Party na direita e democratas liberais na esquerda acreditam que os grupos de interesse, cujos pontos de vista não por acaso gostam de exercer influência política indevida e emplumar seus próprios ninhos. Como se vê, ambos estão corretos. Como resultado, a confiança no Congresso caiu para níveis historicamente baixos, agora pouco acima de um dígito”.

Meu Comentário: Haverá plena integração da elite e aqueles no poder que vão manter o Estado e controlar as pessoas como eles acham necessário, enquanto as pessoas permitirem. As classes mais baixas vão se interessar pela educação integral para a transformação da sociedade. Talvez, isso vá passar por cima, da mesma forma que as religiões aproveitaram a elite através de escravos e as massas. Ou haverá uma ameaça de guerra civil ou mundial. Em qualquer caso, é o método de ensino ou o sofrimento integral.