A Aliança Da Noiva

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“: …recepção a fim de doar é considerado doação pura.

Em Masechet Kidushin está escrito que com um homem importante ela dá e ele diz: com isso vocês são santificados. Porque quando sua recepção é a fim de deleitá-la, a doadora, considera-se absoluta doação e doação. Assim, a pessoa compra completa adesão com Ele, pois a adesão espiritual é equivalência de forma, como nossos sábios disseram: “Como é possível se apegar a Ele? Em vez disso, apegar-se às Suas qualidades”. E com isso, a pessoa torna-se digna de receber todo o deleite e prazer e a suavidade no pensamento da criação.

Comentário: Para começar, uma mulher deve estar ciente da importância do homem e desfrutar isso. Só então ela se dedica a ele.

Resposta: A mesma coisa acontece entre nós e o Criador. Nós temos que nos unir porque o amor pelos seres criados precede o amor por Ele.

Nós formamos uma força comum entre nós, o vaso espiritual comum que é chamado de “mulher” ou “Shechiná” em relação ao Criador. O Criador para nós é como o “Noivo”, e nós queremos Lhe dar todos os prazeres, todas as possibilidades, toda a nossa vida, ou seja, toda a intenção “a fim de doar”. Em seguida, na mesma medida, Ele nos “compra”, em outras palavras, nos aceita e satisfaz.

No entanto, no início, há a necessidade do despertar de baixo, a nossa subida até Ele. A noiva tem que atrair o Noivo, encorajá-Lo a se unir com ela. Portanto, primeiro nós temos que preparar a intenção altruísta. Se ela é grande e forte, se nós realmente queremos dar-Lhe tudo, nessa medida vamos obrigá-Lo a agir, porque Ele tem o desejo comum de trazer bondade.

Em seguida, o Criador vai se virar para o grupo, para nós, e vai querer unir, desejar entrar em adesão conosco, na “cópula” espiritual (Zivug).

Tudo isso se manifesta nas relações daqueles que estão direcionados diretamente ao Criador (Yashar-El – Israel), à força superior. Todo o rito de passagem, o casamento, indica uma conexão entre o Criador e os seres criados. A noiva não tem nada para dar, exceto o seu serviço ao Noivo. Isso é tudo o que ela pode fazer.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/01/14, Escritos do Baal HaSulam