Uma Manhã Perdida

Dr. Michael Laitman

Pergunta: Nós sentimos grande intensidade durante as aulas, ansiamos por conexão e interioridade, mas depois tudo desaparece de alguma forma. Por volta das 11:00, não há nada. Onde é o centro do grupo? O que devo fazer? Como devo manter o impulso?

Resposta: Em primeiro lugar, tudo o que eu te dou durante a aula não está perdido, mas , na verdade, permanece em cada um de vocês . Não há falta de espiritualidade. Mesmo que uma pessoa não ouça, não entenda, e não perceba as palavras, mesmo que ela more em outro país, mesmo que ele não saiba e não entenda a língua, nada se perde. A impressão de que o sentimento da lição desaparece e esvanece-se é só para que uma pessoa o renove de sua parte, tanto quanto ela pode. De qualquer modo tudo permanece, enquanto eu te possa dar lições.

Durante as aulas você está sob minha influência. A quem quer é dado o livre arbítrio com o tempo e então os seus esforços se tornam mais qualitativos. Mas de um jeito ou de outro, essa influência é uma espécie de infusão ou transfusão que cada um recebe. Você tem que tentar fazer alguma coisa com isso.

Se você é como um cadáver não há motivo para dar infusão. Não, você tem que mostrar que você tem crescido através da injeção diária a cada dia, que você tem avançado na direção certa para o centro do grupo, no sentido de conexão entre vocês, em direção à procura de revelar o Criador, que é a força mútua de doação entre vocês.

É verdade que a impressão do que você experimenta durante a aula desaparece, mas você vem à aula todos os dias só para ficar impressionado e não para trabalhar?

Você não deve se acostumar a isso. Você não deve transformar a aula em um ritual padrão. Pelo contrário, você deve resumir as coisas, no final de cada dia: O que eu fiz? O que alcancei?

Quanto à minha presença durante a aula de manhã, não é obra minha. Posso estar fazendo grandes esforços, juntamente com o professor e os amigos, mas isso já é uma questão diferente. Mas se eu ouvir a lição de forma passiva e não há nada que resta da impressão tenho às 11 horas, então isso significa que eu perdi cinco horas após a lição e não fiz nada com a minha impressão. Isso não é uma coisa boa.

Eu tenho que fazer um acordo com alguns amigos: “Gente, vamos parar com esse mau hábito, vamos realmente fazer o que os cabalistas nos dizem. Afinal, eles só querem o que é bom para nós, afinal, eles são os nossos antepassados. Nós não podemos, nós não queremos, somos contra isso, é tudo verdade, mas é dito que se organizarmos e estabelecermos um sistema diferente de relações mútuas entre nós chamado de um grupo, seremos capazes de nos esforçar nele. Nós pelo menos seremos capazes de dar um pequeno passo para a frente por nós mesmos.Assim, concordem nisso com os amigos. É simplesmente uma obrigação.

[ 122513 ]

Da 4 ª parte da Lição Diária de Cabala de 12/6/13, Escritos de Baal HaSulam