Uma Escada Ascendente

Dr. Michael LaitmanNinguém, exceto Baal HaSulam, explica os termos “realidade”, “Divindade” e “Torá” tão claramente e de forma adequada à nossa geração, e que nos permite explicar tudo na forma de leis de cooperação mútua entre a Luz e o vaso, uma vez que não há nada além disso e tudo deriva disso. Todas as outras percepções não são nada, mas filosofias lógicas. Isso é cada vez mais claro para a humanidade, porque as pessoas estão se desenvolvendo. Assim, nós devemos esperar até que elas entendam o quanto se afogaram em todos os argumentos e filosofias.

Esse é o caminho. Nós também estavamos na mesma posição. É até uma coisa boa que alguns discordem de nós e que nos humilhem, porque assim a força do esclarecimento é revelada mais claramente e o verdadeiro significado do termo “Divindade” será compreendido.

Portanto, por todos os meios, eles devem ter forças para se opor. Eu estou realmente feliz em ouvir objeções e não quero me livrar delas ou apagá-las. Isto vai realmente levar a mais esclarecimentos. Assim, o nosso mundo, que vive numa mentira, vai chegar ao esclarecimento da verdade por tais acusações.

Baal HaSulam recebeu a permissão de revelar a sabedoria da Cabalá à nossa geração. Nenhum outro Cabalista recebeu tal permissão. Mesmo o Ari não escreveu nada por si mesmo; toda a sua obra foi escrita por seu discípulo, o rabino Chaim Vital. Ninguém em toda a história escreveu ou explicou tão claramente o que precisamos para realizar e cumprir o fim da correção. Sem o Baal HaSulam não seríamos capazes de abordar a correção que estamos realmente começando a cumprir agora.

Nós também produzimos uma grande quantidade de materiais, mas estes não são comentários sobre o Baal HaSulam, mas suplementos sem os quais o que o Baal HaSulam disse não seria compreendido. Nós só queremos tornar mais fácil para as pessoas entenderem e perceberem suas palavras.

Seus livros são as fontes que serão utilizadas pela próxima geração como a escada ascendente. Nós só ajudamos a todos a encontrar essa escada, a se aproximar dela, e começar a subir. Este também é um trabalho muito importante e eu estou muito orgulhoso dele, mas ainda é apenas uma preparação para a subida.

Quanto às outras ciências, elas não vão ajudar. Eles realmente estudam diferentes fenômenos e conexões mútuas, mas não podem descobrir o seu próprio motor. É a Luz que opera tudo e todo o resto é o desejo, o vaso, que também está oculto dos cientistas. É porque o desejo e a Luz são duas forças divinas que não podem ser encontrados na corporalidade. Nós só vemos os efeitos de suas ações, mas não conhecemos a sua essência.

O que é um desejo? Você pode dizer que é energia; você pode dizer que é a força de atração ou rejeição. Mas o próprio desejo já é a matéria espiritual.

Assim, só a Luz que Reforma, e não a ciência comum, pode nos desenvolver e nos deixar sentir o que é um desejo; é como se eu olhasse para mim com um microscópio especial que penetra a matéria. É como se ela desaparecesse e eu não olhasse mais para proteínas ou células, mas sim descobrisse a força do desejo pela Luz que Reforma e começasse a trabalhar com ela. Eu não sabia disso antes. Na verdade, eu só sabia sobre o meu ego e sempre quis algo para mim. Mas esta não é a força espiritual.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 09/12/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente