Um Bebê Espiritual Precisa Ser Alimentado E Educado

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Carta 26: Esse poder, de dar importância às palavras dos sábios nesta realidade, em Dalet, chama-se “fé”.

Se você quer que o superior cuide do seu desenvolvimento espiritual, você tem que ser como um bebê e colocar-se nas mãos do grupo e do professor, para que eles possam cuidar de você.

Mas se você não se anular diante deles, você não será capaz de ir para o próximo nível. Só então eles podem limpar você, como se diz: “a mãe deve vir e limpar seu filho”. Não pode ser de outra forma. Isto é exatamente o que fazemos neste mundo, quando os pais cuidam de um bebê e ele naturalmente se anula diante deles. No mundo espiritual, no entanto, você tem que se colocar nas mãos do superior, para que ele possa cuidar de você.

Não há outra maneira. Quem mais pode cuidar de você? O que aconteceria se um bebê fosse um grande e forte idiota e não pequeno e indefeso? Seria impossível cuidar dele. Simplesmente seria assustador chegar perto de um monstro com um ego tão grande.

Um bebê tem que ser alimentado com uma mamadeira, tem que ser limpo, colocado fralda e receber tudo o que um bebê precisa, mas no sentido espiritual, claro. Ele também deve ser colocado na cama e depois despertado. Ele deve ser ensinado e educado! Depois de cuidar de tudo o que ele precisa no nível corporal, você deveria começar a ensiná-lo; quando seu corpo recebeu tudo o que precisa, você deve gradualmente lhe dar o sentimento interior, de modo que ele aprenderá gradualmente a se anular.

Você não começa o seu caminho espiritual a partir do nível de um bebê e nem do nível de um embrião. Você ainda não esclareceu e diferenciou a sua gota de sêmen espiritual. Você ainda tem que imaginar as Reshimot (genes espirituais) que deve satisfazer: usar todos os seus poderes físicos, sua mente e todos os meios que tem neste mundo, a fim de se desenvolver a partir do presente que lhe foi dado, a partir desta gota de sêmen espiritual.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/12/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente