Sob O Domínio Das Nações

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Exílio e Redenção”: Esta nação não vai encontrar nenhum descanso entre as nações até que realize o verso: “ E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma”(Deuteronômio 04:29).

Claro, nós podemos facilmente interpretar essas palavras no sentido material: os filhos de Israel foram espalhados entre as outras nações ao redor do mundo e ainda não se encontraram. Eles andam no meio delas e apenas uma pequena parte de Israel está na terra de Israel.

No entanto, devemos olhar para a raiz e entender corretamente as palavras dos Cabalistas. Na realidade, nós caímos da propriedade de doação, que é chamada de “povo de Israel”, na propriedade de recepção, que é chamada de “nações do mundo”. Agora, nós habitamos no meio delas e essa propriedade de recepção reina sobre nós. Este é o exílio do qual ainda não conseguimos escapar. Como resultado, nós sofremos e todo o mundo sofre.

Nós precisamos revelar a causa do sofrimento, a causa da crise que está varrendo o mundo. Tudo isso é causado pelo fato de que ainda estamos sob o domínio das nações do mundo, os nossos próprios desejos egoístas, que nos governam, governam o ponto no coração, o nosso desejo de unidade com o Criador.

Nós devemos nos elevar acima desses desejos, dos cálculos egoístas, e, assim, sair do exílio. Tendo feito isso individualmente, e em conjunto no trabalho interno, através de esforços internos, vamos ver como a saída para a redenção afeta nossa vida externa, bem como a vida interna e externa de todo o mundo.

Baal HaSulam explica isso no final da “Introdução ao Livro do Zohar“: O mundo inteiro e o povo de Israel estão divididos em interno e externo. O interno é o trabalho contra o nosso egoísmo, a fim de nos elevar acima vários cálculos materiais, viver apenas no desejo de doar, no amor e unidade entre nós e o mundo inteiro.

Em consonância com isso, nós precisamos realizar também o trabalho externo.

Em todos os estados, nós temos que revelar o que o Criador exige de nossos corações, que os corrijamos.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 01/12/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente