Renunciando Ao Tesouro

Dr. Michael LaitmanOs vasos de doação são também o desejo de receber, mas não recebem ainda a fim de doar. Suponha que eu sou um convidado sentado à frente do Anfitrião. Quando eu vejo quão gentilmente Ele me trata na camada superior do desejo também, estou já pronto para O tratar da mesma maneira. Sua doação que está focada em mim trás-me à resposta correcta.

Ao mesmo tempo estou sob Seu domínio. Ele é tão maravilhoso, bom e benevolente que sua doação sozinha já me corrige e estou pronto a doar sobre Ele em resposta.

Assim eu respondo à Luz nos vasos de GE que estão focados em doação em prol de doar. Eles também têm uma certa Aviut (densidade) mas falando no geral eu não rejeito o Anfitrião. Quando absorvo Seu amor por mim, não O consigo prejudicar mais no meu desejo de receber. É difícil entender isto dado que estaríamos prontos para o prejudicar numa situação semelhante, porque se Ele me ama, este amor torna-O vulnerável e assim consigo aborrecê-Lo.

Mas estamos a falar do nível de verdade aqui: Se eu vejo que uma pessoa me ajuda do fundo do seu coração, mesmo que não seja fácil e exija grande esforço, estabeleço a mesma atitude para ela em mim. Não trabalho em prol de doar como ela ainda faz, mas pelo menos eu “Não faço ao meu amigo o que me é odiado.”

Assim, embora sejam somente as camadas superiores de Aviut, eu trabalho com todos os seus vasos, desejos, envolvendo-os só o suficiente para não usar a sua Aviut mais densa. Eu uso-a somente sob a condição que sinto Sua atitude para mim como grande amor. Entretanto, consigo responder somente ao pertencer a Ele e não mais que isso.

Isto não é fácil. Graças a isto, Ele pode fazer o que Ele quer comigo. Aqui dedicação, devoção e um nível de fé, doação, são necessárias, mas não mais. Eu anulo-me, “Usa-me como Desejas, Sou uma ferramenta nas Tuas mãos.”

Mas ainda não me consigo operar no nível humano; é contra minha natureza ser como Ele. Este é o próximo nível a que AHP se conecta, para receber em prol de doar, não só a redenção do desejo mas também nele.

Entretanto, contudo, anulo-me e é este estado que simboliza Chanuká. Eu sigo o Criador apesar de tudo. É me claro que estou a travar uma batalha, estou a matar os meus inimigos, mas somente aqueles que rejeitam espiritualidade; “Vive,” dizem eles, “Não pertenças à Luz, não te conectes à doação.”

Pergunta: Não compreendo o que isto tem a ver com o trabalho espiritual.

Resposta: Tenta focar-te a ti mesmo para que não sintas ódio para com ninguém e para que não queiras ter sucesso às custas de ninguém. Concordarás que todos se devem sentir bem. Até se não contribuíres nada, não estás a incomodar. Tenta alcançar esta atitude acima do teu desejo de receber.

Imagina que encontramos um tesouro que vale biliões de dólares. Agora vamos dividi-lo uniformemente entre todos, incluindo nós os dois. Talvez agora concordes, mas e se já estiver na tua conta bancária? Acredita que vai custar renunciar cada cêntimo, esta é a nossa natureza. Então não é tão fácil alcançar o nível de doar em prol de doar. Levam quarenta anos no deserto e eventualmente o milagre que é acumulado em pequenas porções, de tempos a tempos, acontece.

[ 122062 ]

A partir da Lição Diária de Cabalá 12/2/13 , Escritos de Rabash

Comente